Home Últimas Notícias Atvos investe em capacitação e amplia a presença feminina em duas unidades
Últimas Notícias

Atvos investe em capacitação e amplia a presença feminina em duas unidades

Compartilhar

Na contramão do histórico domínio masculino na força de trabalho do agronegócio, a Atvos, uma das líderes na transição da matriz energética e uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, vem contribuindo para transformar esse cenário. A companhia investe no desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres das comunidades próximas às suas oito unidades agroindustriais no Centro-Oeste e Sudeste, incentivando sua atuação como agentes de inovação, produtividade e sustentabilidade.

Por meio do MOVA – Movimento Comunidade, a empresa oferece capacitação gratuita em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Os cursos abrangem áreas agrícola e administrativa, com foco em operação de máquinas, colheita, transporte, liderança e gestão. Para reforçar a diversidade no mercado de trabalho, já foram disponibilizadas turmas exclusivas para mulheres.

Recentemente, pelo quarto ano consecutivo, a Atvos recebeu o selo Empresa Amiga da Mulher, concedido pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) de Mato Grosso do Sul. O reconhecimento destaca as ações voltadas à equidade de gênero e à valorização feminina.

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a participação feminina no agronegócio cresceu de 7% em 2012 para 17% em 2023. A Atvos acompanha esse movimento e já registra mais de 18% de mulheres em seu quadro de colaboradores — resultado de iniciativas contínuas de inclusão, educação e capacitação. A meta é alcançar 30% de participação feminina em cargos estratégicos de liderança nos próximos anos, em toda a operação da companhia no Centro-Oeste e Sudeste do país.

Em Mirante do Paranapanema (SP), a trajetória de Raquel Benito do Nascimento simboliza essa transformação. Colaboradora da Unidade Conquista do Pontal, ela quebrou barreiras ao se tornar a primeira soldadora industrial da Atvos na região. Mãe e profissional dedicada, inspira outras mulheres ao afirmar: “Lugar de mulher é onde ela quiser, e seu espaço precisa ser respeitado.” Iniciou sua jornada na empresa em 2007 e hoje atua na manutenção industrial, contribuindo com planejamento, controle e serviços técnicos nas oficinas da operação.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...