Conecte-se conosco
 

Usinas

Atvos leva o tema Restauração de Ecossistemas para as escolas públicas na Semana do Meio Ambiente

Publicado

em

Na Semana do Meio Ambiente, a Atvos, empresa de bioenergia, destaca a importância da restauração e preservação dos ecossistemas para a manutenção da vida. Este é o tema da campanha educativa que está sendo feita junto a escolas públicas do ensino fundamental e médio nas cidades onde as unidades agroindustriais da empresa estão localizadas. Educadores estão recebendo materiais digitais sobre o assunto que foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como prioridade para os próximos dez anos.

Para a empresa, o equilíbrio entre as responsabilidades econômicas, sociais e ambientais é fundamental para o desenvolvimento sustentável. “Ao sensibilizar crianças e adolescentes sobre os impactos das ações dos seres humanos no meio ambiente, fortalecemos a agenda de recuperação e proteção dos ecossistemas, um compromisso que deve ser toda a sociedade”, afirma Mônica Alcântara, gerente corporativa de sustentabilidade da Atvos.

A degradação dos ecossistemas terrestres e marinhos compromete o bem-estar de 3,2 bilhões de pessoas em todo o planeta, e, visando contribuir para a mudança dessa realidade, a Atvos participa de diversas iniciativas para recuperar ambientes danificados.

Na recuperação floresta, a Atvos está plantando 300 mil mudas em 181 hectares na região de Mirante do Paranapanema, no estado de São Paulo. Em parceria com Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ, a ação vai conectar trechos de floresta para formar um corredor de Mata Atlântica, e, com isso, espécies de animais em risco, como o mico-leão preto e a anta brasileira, terão mais espaço para se reproduzir e crescer.

Já no Assentamento Três Pontes, em Perolândia, Goiás, a Atvos atuou para recuperar uma área com onze nascentes. Um projeto da empresa, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Goiás, se uniu com produtores e com o governo para que juntos pudessem cercar a área e plantar árvores para proteger as nascentes do Ribeirão Invernadinha.

Em Mato Grosso do Sul, na cidade de Deodápolis, as nascentes do Rio Ivinhema também estão sendo recuperadas. A empresa revitalizou o viveiro de mudas do município com reformas nas estufas e no sistema de irrigação e quase toda a produção de mudas está sendo destinada ao reflorestamento no entorno das nascentes do rio. Na cidade de Costa Rica, o viveiro de mudas construído colabora para deixar a cidade mais verde e ainda reflorestar as áreas da região da bacia do Rio Sucuriu.

Em suas atividades agrícolas, a Atvos adota ainda práticas que contribuem para o uso responsável dos recursos naturais e minimização de impactos, como a redução de fertilizantes químicos, substituindo-os por subprodutos que são gerados na cadeia de produção do etanol, e o uso de defensivos biológicos para o controle de pragas. A companhia realiza ainda a rotação de culturas, uma técnica agrícola de conservação que visa diminuir a exaustão do solo a partir da alternância de culturas cultivadas.

Desta forma, a empresa reforça seu compromisso, como empresa signatária do Pacto Global da ONU, desde 2016, estimulando ações para contribuição com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 na sua operação e nas relações com o seu ecossistema.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading
Publicidade