Home Últimas Notícias Atvos promove etanol brasileiro na África de olho em novos mercados
Últimas Notícias

Atvos promove etanol brasileiro na África de olho em novos mercados

Compartilhar

Em parceria com Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Agricultura e ApexBrasil, a companhia destaca biocombustível como solução sustentável para o Sul Global

A Atvos, uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, participou da Missão Empresarial à África 2025, promovida pela ApexBrasil, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Segundo a companhia, a agenda contemplou encontros com interfaces dos governos locais, como representantes dos Ministérios de Desenvolvimento Econômico, da Fazenda e da Agricultura, além de rodadas de negócios com empresas africanas do segmento de energia.

No mercado de bioenergia, ainda conforme a empresa, um dos principais objetivos da missão foi reforçar o potencial do etanol e os biocombustíveis brasileiros em geral como solução energética para ajudar a descarbonizar as economias do Sul Global, contribuindo efetivamente para a construção de um futuro mais verde.

“A busca por novos mercados para o etanol e a potencialização da transição energética com a adoção de combustíveis mais limpos estão totalmente alinhadas ao nosso propósito”, afirma o gerente-executivo de relações corporativas da Atvos, João Pedro Pacheco, que participou das agendas em Gana e na Nigéria.

“Este movimento teve início no ano passado, com nossa participação em outra missão empresarial na Tanzânia e no Zimbábue. Agora, avançamos com o objetivo de consolidar parcerias e ampliar o modelo brasileiro para outros países, aproveitando o potencial comprovado dos biocombustíveis na mitigação das mudanças climáticas”, completa.

Um estudo da inteligência de mercado da ApexBrasil aponta a existência de mais de 6 mil oportunidades para produtos brasileiros na África, com destaque para alimentos, máquinas e equipamentos de transporte. Os países que integram a Missão à África Ocidental – Nigéria, Gana, Costa do Marfim e Senegal – concentram 740 dessas oportunidades, demonstrando o potencial de crescimento das relações comerciais entre o Brasil e o continente africano.

“Essa iniciativa não foi mais uma missão de promoção comercial clássica. Buscamos cooperação com os países da África Ocidental. Queremos que as empresas brasileiras se integrem nas cadeias de produção locais e assim estabeleçam relações em que todos ganham”, garante o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

Além da Atvos, que promoveu a experiência brasileira da mistura de etanol na gasolina como uma alternativa econômica e eficiente para o continente africano, outras empresas brasileiras dos setores de carne bovina, mel, vinhos, rações para animais, fibras naturais, rochas ornamentais para revestimento, autopeças e ônibus também participaram da iniciativa.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Petrobras reduz preço do diesel em R$ 0,12 por litro a partir desta sexta-feira

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (17) uma redução de R$ 0,12 por...

Últimas Notícias

Uso de irrigação por gotejamento avança e ganha protagonismo na Agrishow 2025

A Agrishow, uma das maiores vitrines do agronegócio mundial, mais uma vez...

OpiniãoÚltimas Notícias

Raízen em jejum de lucro e dieta de otimismo: Cosan vende, Shell observa e o mercado

Em 2021, a Raízen estreou na B3 com pompa e circunstância, como...

Últimas Notícias

Atvos afirma que está atenta a novas oportunidades, mas não confirma compra de usinas da Raízen

A Atvos, empresa controlada pelo fundo Mubadala Capital, estaria considerando apresentar uma...