Home Destaque Avança em PL que isenta pagamento de royalties para produtores de cana com até 150 hectares
DestaqueÚltimas Notícias

Avança em PL que isenta pagamento de royalties para produtores de cana com até 150 hectares

Cana-de-açúcar pode proporcionar um futuro mais verde e limpo e gerar novas oportunidades de rentabilidade para o produtor
Compartilhar

Proposta permite que pequenos produtores tenham isenção de pagamento por variedades mais modernas

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), a pedido da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) e de outras entidades rurais, aprovou, nesta quarta-feira (2), na Comissão de Agricultura (CRA), um texto alternativo ao do Projeto de Lei (PL 404/18) do ex-senador Givago Tenório (PP/AL). O PL, que trata do desenvolvimento de novas variedades (cultivares) de cana e demais plantas, inclui a isenção do pagamento de royalty de cana para todos os produtores até 150 hectares de lavoura.

Pelo trâmite agora, a proposta está aberta para o recebimento de emendas antes da votação terminativa na mesma comissão na próxima sessão. Depois, sendo aprovada, já segue para a Câmara Federal onde será apreciada pelos deputados.

O presidente da Feplana, Paulo Leal, agradece ao senador pelo texto substitutivo aprovado, onde insere essa isenção possível ao segmento canavieiro.

A Feplana, através do acompanhamento técnico e bem de perto pelo diretor Luís Henrique Scabello, trabalhou para a conquista deste pleito. O dirigente, inclusive, acompanhou o senador durante a votação do PL na CRA nesta quarta-feira (02).

Os cultivares são variedades de plantas selecionadas por possuírem um conjunto único de características genéticas e aparentes que as distinguem de plantas semelhantes da mesma espécie. Por este motivo, no PL, o prazo de proteção dos novos cultivares de cana passará de 15 para 25 anos. A justificativa disso é porque são necessários muitos anos de desenvolvimento até que um clone seja liberado para plantio comercial.

Compartilhar
Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Raízen encerra parceria em rede de conveniência e Femsa passa a controlar Oxxo

A Raízen e a Femsa anunciaram nesta quinta-feira, 4, o encerramento da...

DestaqueÚltimas Notícias

Acordo UE-Mercosul acirra tensão entre agricultores e governo francês

A Comissão Europeia pediu nesta quarta-feira, 3, que os 27 países do...

DestaqueÚltimas Notícias

BTG e Itaúsa também avaliam fatia da Raízen, diz Valor

O BTG Pactual e a Itaúsa também estão avaliando comprar uma fatia...

açúcar
DestaqueÚltimas Notícias

Competitividade do açúcar orgânico brasileiro é debatida em missão empresarial nos EUA

O presidente do Sindicato das Indústrias de Fabricação de Etanol do Estado...