Home Últimas Notícias Bahia e Pernambuco terão distribuição de biometano
Últimas Notícias

Bahia e Pernambuco terão distribuição de biometano

Compartilhar

As empresas Bahiagás e Copergás estão discutindo a criação de uma região de distribuição de gás abastecida a biometano próxima aos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), indo até as proximidades de Jacobina (BA). O objetivo é atender a região, conhecida pela produção mineral e pela agricultura irrigada.

A produção de biometano será realizada a partir de resíduos da cana-de-açúcar. Este seria o primeiro projeto no Nordeste, também produtor desta matéria-prima. Petrolina já tem uma rede que distribui o gás da Copergás.

A distribuidora baiana espera fechar o primeiro contrato em março. As negociações para o início em Juazeiro estão em fase avançada, junto ao consórcio formado entre a Agrovale e a Geo bio gas&carbon. As empresas apresentaram duas propostas na chamada pública aberta pela Bahiagás em 2022. Inicialmente, a previsão é negociar cerca de 7 mil metros cúbicos (m³) por dia, com um aumento para até 17 m³/dia em três anos.

A Geo bio gas&carbon afirmou à EPBR que as oportunidades demonstram a complementaridade do biometano ao gás natural e o seu potencial de crescimento.

A Bahiagás chegou a negociar o suprimento de biogás para a região de Salvador junto a um consórcio formado entre a CDGN e a Terrmoverde, que opera o aterro sanitário da capital baiana, mas as supridoras suspenderam as negociações.

A distribuidora estuda pelo menos mais uma proposta, de uma empresa que atua na produção de biometano a partir de resíduos agrícolas no Recôncavo Baiano. A distribuidora também discute com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) um projeto piloto para o aproveitamento dos resíduos sanitários para a produção de biometano. A Copergás comercializa cerca de 1,6 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia. Deste total, 70% são destinados às indústrias.

Informações da EPBR

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tarifaço de Trump pode ter impacto maior no etanol do que no petróleo, diz Adriano Pires

Mais do que o setor de petróleo, o impacto da tarifa de...

Últimas Notícias

Tarifaço de Trump deve impactar setor pernambucano de cana-de-açúcar, diz Sindaçúcar-PE

Tarifa de 50% pode desestabilizar planejamento das exportações do estado, que teve...

Últimas NotíciasDestaque

Sucroenergéticas integram relação das dez maiores recuperações judiciais do agronegócio

Usina Açucareira Ester, Grupo Safras e Usina Maringá (grupo Diné) atuam com...