A Be8 recebeu na última sexta-feira (1º) autoridades municipais na área onde está sendo construída sua nova planta de etanol à base de trigo, em Passo Fundo (RS). O encontro marcou a conclusão de 20% das obras do complexo e deu início às comemorações pelos 168 anos do município.
Participaram da visita o prefeito Pedro Almeida, o vice-prefeito Volnei Ceolin, vereadores e representantes de entidades locais. Durante o evento, o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, destacou a relevância da data. “Hoje é uma data muito importante porque avançamos neste projeto ao cumprir 20% da estrutura, mas também porque celebramos as novas misturas de 30% de etanol na gasolina e de 15% de biodiesel no diesel adotadas no país”, afirmou.
Battistella também lembrou que a ocasião marca um ano desde o início das obras. “É um marco que representa não apenas o avanço da construção, mas também o fortalecimento do compromisso com o desenvolvimento sustentável, a geração de empregos e o futuro energético do Brasil”, completou.
O complexo ocupa uma área de 45 hectares — o equivalente a 45 quadras urbanas — e tem lançamento previsto para o fim de 2026. A planta integrará a produção de etanol, glúten vital de trigo de alto valor e DDGs (grãos secos de destilaria com solúveis). A expectativa é processar anualmente 525 mil toneladas de cereais de inverno, como trigo, triticale e milho, para produzir 210 milhões de litros de etanol, 153 mil toneladas de DDGs e 27 mil toneladas de glúten vital.
Uma estrutura será disponibilizada para distribuidoras que ainda não operam em Passo Fundo, com o objetivo de ampliar a infraestrutura energética da região. Além disso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aprovou a construção de um trevo de acesso à usina, às margens da BR-285, o que deve facilitar o tráfego de veículos pesados. A chegada dos primeiros equipamentos está prevista para se intensificar a partir de setembro.