Home Destaque Bevap amplia infraestrutura de conectividade para acelerar digitalização no campo
DestaqueÚltimas Notícias

Bevap amplia infraestrutura de conectividade para acelerar digitalização no campo

Com a expansão, a Bevap busca fortalecer a digitalização de suas operações, ampliando o uso de aplicações de agricultura de precisão, integração de smartphones e computadores de bordo.
Compartilhar

A Bevap, empresa do setor de bioenergia com atuação em açúcar, etanol e cogeração a partir de biomassa, ampliou sua infraestrutura de conectividade em parceria com a Vivo por meio da solução Agro Cobertura. A iniciativa abrange áreas rurais e industriais da companhia em João Pinheiro (MG), no noroeste do estado, dentro do Vale do Rio Paracatu.

O projeto contempla quatro sites operando em 700 MHz e 1800 MHz, que vão oferecer cobertura 4G em até 30,4 mil hectares. A parceria teve início em 2023, com a ativação do primeiro site na unidade industrial da Bevap, e agora foi estendida às áreas agrícolas. As etapas técnica e operacional já estão em andamento, e a previsão é que a conectividade esteja disponível no início de 2026.

Com a expansão, a Bevap busca fortalecer a digitalização de suas operações, ampliando o uso de aplicações de agricultura de precisão, integração de smartphones e computadores de bordo, monitoramento e automação de máquinas e sensores agrícolas, além de ferramentas de sensoriamento de solo, telemetria de frotas e gestão de irrigação — contribuindo para maior eficiência hídrica e conservação do solo. A comunicação entre equipes de campo também deve ser aprimorada.

“Hoje temos 100% das áreas irrigadas por pivôs inteligentes, e esse projeto com a Vivo será fundamental para termos controle total sobre esses equipamentos. A conectividade no campo permitirá que a equipe de TI consolide todos os dados, que, com o apoio da IA, serão transformados em informações estratégicas para a tomada de decisão”, afirma Sandro Bizi, gerente de tecnologia da Bevap.

O alcance da nova cobertura irá beneficiar também municípios do entorno, como João Pinheiro, Paracatu, Lagoa Grande, Brasilândia de Minas, Dom Bosco e Natalândia, que juntos somam mais de 170 mil habitantes. Escolas e unidades de saúde nessas localidades terão acesso a mais opções de conectividade digital.

Além do 4G, a infraestrutura contará com as tecnologias LTE-M — voltada para aplicações móveis como telemetria de tratores, colhedoras e caminhões — e NB-IoT, usada em dispositivos estáticos, como sensores climáticos empregados em estações meteorológicas. O projeto inclui ainda suporte técnico e consultoria especializada fornecidos pela Vivo.

“A conectividade é um fator decisivo para transformar o agronegócio. A parceria com a Bevap amplia a digitalização no campo e abre espaço para o uso de aplicações que dependem de dados em tempo real, garantindo agilidade e inteligência operacional do plantio à distribuição”, destaca Karina Baccaro, diretora de Marketing e Operações B2B da Vivo.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...