A Bioenergética Vale do Paracatu (Bevap) comunicou nesta quarta-feira, 1º, uma mudança em sua liderança executiva com a nomeação de Luiz Scartezini como novo presidente da companhia. Até junho, o executivo esteve à frente da Cocal.
Engenheiro eletricista formado pela Unesp, Scartezini possui mais de duas décadas de atuação no setor sucroenergético, tendo passado por empresas como Pioneiros Bioenergia, Bunge Brasil e Zilor.
Ele assume o posto ocupado por Newton Santana, cuja gestão foi descrita pela empresa como um período de “conquistas e avanços estruturantes”. O comunicado, assinado por Jucelino Sousa, presidente do conselho de administração da Bevap, destaca a relevância da atuação de Santana.
“Sua atuação foi fundamental para o fortalecimento institucional da empresa, conduzindo com excelência processos estratégicos que ampliaram nossa competitividade, governança e solidez no setor. Expressamos nosso profundo agradecimento por toda sua dedicação”, diz o texto.
Na safra 2024/25, a Bevap aumentou sua moagem em 9,1%, alcançando 3 milhões de toneladas de cana. Segundo a empresa, a usina possui o maior projeto de irrigação da América Latina e é a única do setor com canaviais totalmente irrigados.
Esse crescimento marca o segundo ano consecutivo de aumento no volume processado e representa o maior resultado desde 2020.
Situada em João Pinheiro (MG), a Bevap tem capacidade instalada para moer até 3,5 milhões de toneladas. Projeções da S&P Global Ratings indicam que, na safra 2025/26, a companhia pode atingir até 3,3 milhões de toneladas.