Conecte-se conosco
 

Agrícola

Bioestimulante Bravo protege cana contra estresse hídrico e pode trazer ganhos para a cana-de-açúcar

Publicado

em

Para produtores de cana safra 2020/21 foi melhor do que o esperado

O Bravo, fertilizante fluido de alta concentração de aminoácidos e extratos de algas é muito indicado para aplicação em períodos “pré-seca”, pois tem ação antiestresse 

A FASSAGRO, empresa especializada no desenvolvimento e produção de fertilizantes fluídos de alta performance, lança para o mercado sucroenergético, o Bravo, um fertilizante líquido organomineral desenvolvido como um bioestimulante de alto desempenho para a cultura canavieira, que reduz perdas devido ao estresse hídrico.

O produto é uma solução que combina aminoácidos de alta concentração e extrato de algas, que otimiza o crescimento das culturas e melhora a qualidade, aumentando a produtividade e melhorando a absorção dos nutrientes pela raiz.

Como principais aminoácidos presentes na composição do fertilizante estão a Arginina, Alanina, a Glicina, Prolina, Ácido Glutâmico e Ácido Aspártico. De acordo com Samuel Heck, engenheiro agrônomo e técnico da FASSAGRO, a Arginina, por exemplo, possui ação rejuvenescedora na planta, ajudando no crescimento radicular, participando da síntese das poliaminas, que fazem com que a planta tenha maior proteção no período de maior estresse.

“A Alalina e Ácido glutâmico participam diretamente na fotossíntese e são integrantes fundamentais da clorofila. Já a glicina e a a prolina agem como protetores da planta, fazendo com que ela, antes de sofrer por estresse, tenha uma maior proteção. A planta passa pelo período de estresse sofrendo muito menos”, explica.

Além disso, o Bravo contribui para um melhor equilíbrio metabólico das plantas, proporcionando uma nutrição adequada e balanceada. Segundo a Heck, fortalece o sistema imunológico das plantas, tornando-as mais resistentes a doenças, pragas e condições adversas do ambiente.

“Com uma melhor sanidade, as culturas protegidas pelo Bravo tendem a ter maior capacidade de enfrentar os desafios e adversidades que podem surgir ao longo do ciclo de crescimento. O BRAVO é um produto com manejo “pré seca”, principalmente, agora que nós temos poucas chuvas durante esse período, até meados de outubro. E ele é um produto com mais de 20 aminoácidos e pode ser usado em culturas como cana-de-açúcar, soja, amendoim, milho, sorgo, dentre outros”, adiciona Heck.

Como fazer o manejo em cana?

O manejo do produto em cana pode ser feito de três formas. Em cana planta, o Bravo pode ser aplicado via cobridor, via sulco de plantio, operação que geralmente é realizada em período chuvoso. Com o aminoácido já aplicado, a cana tem maior desenvolvimento e fica mais resistente ao período de seca.

Períodos em que o Bravo pode ser manejado em cana-de-açúcar

Heck explica que o produto também pode ser aplicado na operação de corte de soqueira, cerca de 40 a 50 dias do corte da cana. “A aplicação nessa época ajuda a cana soca a enfrentar o período mais seco do ano. O Bravo também pode ser manejado via quebra-lombo. Nossa recomendação em  cana planta é fazer a primeira dosagem no sulco de plantio e outra aplicação no quebra lombo para que a cana entre no período de seca mais equilibrada”, detalha Heck.

Por acelerar o desenvolvimento vegetativo das plantas, o bioestimulante promove um crescimento mais rápido e vigoroso, resultando em um aumento significativo na produção e qualidade da planta. De acordo com Heck, resultados de campo mostraram que o produto em cana-de-açúcar pode proporcionar ganhos de 10 até 15 toneladas por hectare e ganhos também em ATR, o qual a companhia não revelou.

O BRAVO já está disponível para agricultores de todo o país e pode ser adquirido através dos distribuidores autorizados da FASSAGRO. Para mais informações sobre o produto e suas aplicações, acesse www.fassagro.com.br.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading