Home Bioenergia Biomassa da cana é responsável por 19,63 TWh
BioenergiaÚltimas Notícias

Biomassa da cana é responsável por 19,63 TWh

Compartilhar

Entre abril de 2021 e março de 2022, a biomassa sucroenergética foi responsável por 19,63 TWh ofertados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o que representa uma redução de 13,7% em relação à safra 20/21. Tal fato se deve a menor oferta de cana-de-açúcar na safra 21/22 em função de condições climáticas adversas.

De acordo com dados a Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar), a despeito da retração observada, a geração acumulada no período seria equivalente a atender 13% de todo o consumo residencial do Brasil em 2021 ou a 30% da geração no ano passado pela Usina Itaipu. A biomassa da cana representou 78% de toda a geração para a rede pela biomassa na safra passada. 

O Estado de São Paulo permaneceu líder na produção de bioeletricidade sucroenergética para a rede, com 54% do total da geração na safra 21/22, seguido por Minas Gerais (15%), Goiás (13%), Mato Grosso do Sul (11%), fechando com Paraná representando 4%.

Em março de 2022, havia 253 unidades geradoras no setor sucroenergético frente a 246 unidades em março de 2021, um crescimento de 2,8% no número de unidades geradoras. 

O crescimento da geração de energia elétrica para a rede a partir do biogás, em especial aquele relacionado à agroindústria onde predomina a produção de biogás pelo setor sucroenergético. A geração de energia elétrica para a rede, a partir do biogás na agroindústria, cresceu 187% entre as safras 21/22 e 20/21.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tereos abre inscrições para o Programa Jovem Aprendiz

Iniciativa une formação técnica e experiência prática para jovens que desejam iniciar carreira...

Últimas NotíciasDestaque

Safra de cana em Minas deve crescer 11,6% e atingir 83,3 milhões de toneladas em 2026/27

Segundo a SIAMIG Bioenergia, avanço é puxado por ganho de produtividade e...

Últimas Notícias

Governo deve anunciar aumento da mistura do etanol na gasolina para 32%

Medida que eleva teor de biocombustível compõe pacote do governo de ações...

Últimas Notícias

Tempo seco em área central do Brasil ameaça milho tardio, mas favorece colheita de cana

Um tempo mais seco em parte da região central do Brasil coloca...