Home Destaque Bonsucro: novo padrão de produção fortalece a sustentabilidade na cana-de-açúcar
DestaqueMeio Ambiente

Bonsucro: novo padrão de produção fortalece a sustentabilidade na cana-de-açúcar

Os produtores certificados pela Bonsucro no Brasil relataram uma taxa de acidentes 80% menor, juntamente com uma redução de 70% nos custos relacionados a estes acidentes.
Compartilhar
Crédito: Bonsucro

Hoje, a Bonsucro, a plataforma líder global de sustentabilidade para a cana-de-açúcar, publicou seu Padrão de Produção revisado com novos requisitos para abordar riscos globais críticos, como emissões de gases de efeito estufa, água, biodiversidade e respeito aos direitos dos trabalhadores no setor de cana-de-açúcar.

O Padrão de Produção Bonsucro é a estrutura mais reconhecida mundialmente para a produção sustentável de cana-de-açúcar. É uma ferramenta métrica abrangente que permite aos agricultores e usinas melhorar e certificar suas práticas como sustentáveis – e oferece garantias aos compradores na hora de adquirir cana-de-açúcar e seus derivados.

Os dados de certificação demonstram que os produtores de cana-de-açúcar certificados pela Bonsucro reduzem consistentemente suas emissões de gases de efeito estufa e uso de água, ao mesmo tempo em que aumentam o rendimento das colheitas e criam condições de trabalho mais seguras.

O Padrão exige que os produtores respeitem os direitos humanos. Também, tem tolerância zero para trabalho infantil ou forçado em fazendas e usinas de cana-de-açúcar.

Os membros da Bonsucro representam 27% dos produtores de cana-de-açúcar e 20% dos compradores de açúcar, incluindo algumas das maiores marcas de consumo do mundo.

No ano passado, as vendas de açúcar certificada aumentaram para 1,83 milhão de toneladas – um aumento de 71% em relação ao ano anterior.

A Bonsucro está comprometida com a melhoria contínua e, de acordo com os Códigos de Boas Práticas da ISEAL, atualiza seus Padrões a cada cinco anos.

O novo Padrão está disponível hoje e entra em vigor a partir de setembro de 2022. De acordo com Danielle Morley, CEO da Bonsucro, o novo Padrão de Produção se baseia em 10 anos de sucesso e aprendizagem.

“Nós o melhoramos para abordar questões urgentes de sustentabilidade, como desmatamento, uso da água, e salários dignos. Estou orgulhosa das mudanças que fizemos no Padrão, e confiante de que trará um impacto positivo notável na produção de cana-de-açúcar”, disse Danielle.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas NotíciasDestaque

Pecege revisa projeções e estima moagem de 633 milhões de t no Centro-Sul na safra 2026/27

Análise do Pecege aponta recuperação técnica da safra 2025/26, impactos do clima...

Últimas NotíciasDestaque

Tereos anuncia venda da Unidade Andrade para a Viralcool

Anúncio foi feito nesta sexta-feira, 30 de janeiro, por meio de carta...

Últimas NotíciasDestaque

Laboratórios no canavial mostram potencial para controle de nematoides

Estudo conduzido na usina São Luiz avalia a eficácia de protocolo biológico...