A BP Bioenergy, uma das líderes brasileiras em etanol, açúcar e bioeletricidade, participou nesta sexta-feira, 3, do encontro “Etanol & COP30: Liderança Brasileira Energética Global”, realizado em Belém (PA). O evento reuniu representantes do setor de bioenergia, do poder público e especialistas para debater os benefícios globais do etanol e as estratégias que reforçam o papel do Brasil como protagonista energético sustentável no contexto da COP30.
O CEO da BP Bioenergy e presidente da BP no Brasil, Andres Guevara de la Vega, foi um dos convidados e destacou o forte potencial do país na transição energética. “A posição estratégica do Brasil na produção de biocombustíveis já é reconhecida globalmente”, afirma.
Ele citou que o país é o segundo maior produtor de etanol do mundo e que se destaca pela predominância da produção a partir da cana-de-açúcar, que possui eficiência na redução da pegada de carbono. “Esse diferencial se deve ainda ao modelo de produção circular deste biocombustível, no qual todos os subprodutos da cana são reaproveitados, garantindo baixa emissão e zero desperdício”, explicou.
O executivo também ressaltou que o etanol é uma solução imediata para os desafios da descarbonização. “A transição energética se dará por diferentes caminhos, mas o etanol certamente tem um papel crucial nesse processo, uma vez que se trata de uma solução que já está disponível, é produzida em larga escala e está pronta para ser usada em diversas aplicações”, disse o CEO.
O encontro foi promovido pela Bioenergia Brasil, em parceria com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), a Jornada COP+ e o Sindicanálcool, com a expectativa de contribuir para a formulação de propostas consistentes, alinhadas ao desenvolvimento sustentável e à consolidação dos biocombustíveis como um dos pilares da transição energética brasileira.