Home Últimas Notícias Brasil e México assinam acordos de biocombustíveis e competitividade
Últimas Notícias

Brasil e México assinam acordos de biocombustíveis e competitividade

Compartilhar

Autoridades de Brasil e México assinaram nesta quarta-feira, 27, dois acordos sobre biocombustíveis e competitividade, em meio à pressão que as duas maiores economias da América Latina enfrentam devido à política comercial dos Estados Unidos.

Os acordos foram fechados no contexto da visita ao México do vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin. Os dois países “vão analisar as melhores formas de cooperar em matéria de produção, uso, regulação e certificação de biocombustíveis”, informou o governo mexicano, em comunicado assinado pela chancelaria e as secretarias de Economia e Energia.

Os órgãos destacaram que buscam aproveitar “a experiência brasileira reconhecida no desenvolvimento sustentável de biocombustíveis”.

A Secretaria de Economia, responsável pela política comercial do México, também assinou um memorando de entendimento com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) que visa a “fortalecer as capacidades institucionais, bem como a aumentar a competitividade e o posicionamento internacional das empresas mexicanas e brasileiras”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva busca aprofundar a relação comercial com o México, para enfrentar “o momento de incerteza” pelo qual o Brasil passa após a imposição, neste mês, de tarifas elevadas pelos Estados Unidos.

O objetivo de Brasília é ampliar o atual acordo comercial com o México e expandir o fluxo de mercadorias entre os dois países, com foco em setores como o farmacêutico, agropecuário e aeroespacial.

A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, destacou que existem muitas possibilidades de complementaridade econômica com o Brasil. Entre as áreas de oportunidade, destacou, além da indústria farmacêutica, a fabricação de automóveis.

Agence France-Presse 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Pesquisa avalia headcount e eficiência de usinas no setor sucroenergético

A cana não para, mas e o headcount? Com a queda de...

Últimas Notícias

Vietnã planeja misturar etanol à gasolina para aumentar importações dos EUA

O Vietnã está planejando implementar uma mistura de etanol à gasolina a...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Etanol ganha protagonismo na transição energética, diz ministro Alexandre Silveira

O etanol deve ocupar um “papel central” na transição energética do Brasil,...

Últimas Notícias

Herdeiros de João Lyra podem retomar controle de usinas até 2026

Após liquidação da massa falida, famílias avaliam futuro das unidades em Alagoas...