Home Últimas Notícias Brasil já colheu 82,56% da 2ª safra de milho; produtividades caem, diz Pátria AgroNegócios
Últimas Notícias

Brasil já colheu 82,56% da 2ª safra de milho; produtividades caem, diz Pátria AgroNegócios

Tractor spraying pesticides at corn fields
Compartilhar

A colheita da segunda safra de milho do Brasil na temporada 2023/24 atingiu 82,56% do total cultivado até esta sexta-feira, 26, avanço de 2,9 pontos percentuais em relação à semana anterior, de acordo com levantamento da Pátria AgroNegócios.

A consultoria destaca o ritmo dos trabalhos no nível mais adiantado da história, enquanto o tempo seco acelera a maturação após um plantio precoce. Na mesma época em 2023, o volume colhido chegava a 57,65% do total cultivado, versus 71,25% em 2022. Na média dos últimos cinco anos, o índice de colheita é de 62,59% para este período.

Enquanto o ritmo de colheita está acelerado, o tempo seco gera preocupações de uma safra menor do que a esperada. “Relatos de campo indicam redução agressiva das produtividades observadas nos talhões agora em colheita. O milho agora em maturação no centro do país enfrentou seca desde meados de abril”, afirmou o diretor da consultoria, Matheus Pereira.

A estimativa de colheita da segunda safra, segundo avaliação da Pátria AgroNegócios, está em cerca de 86 milhões de toneladas, recuo de 15,9% na comparação com o recorde do ano passado. A safra será menor por conta de uma queda de 6,6% na área plantada, para 16 milhões de hectares, mas principalmente por conta da redução na produtividade, de 10%, para 5,36 toneladas por hectare, segundo previsão da consultoria.

Em Mato Grosso, maior estado produtor, os trabalhos estão quase finalizados, enquanto no Paraná 83% da safra já foi colhida. Em Goiás, produtores colheram 89% do total, em Minas Gerais, 72%, enquanto em Mato Grosso do Sul, 60%.

Com informações da Reuters/Roberto Samora
Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Com IPO da Compass, Cosan levanta ao menos R$ 2 bilhões para calibrar dívidas

No primeiro IPO na B3 em mais de quatro anos, empresa de...

DestaqueÚltimas Notícias

CTNBio aprova nova cana transgênica do CTC com foco em produtividade e manejo integrado

Tecnologia VerdPRO2 combina resistência à broca-da-cana e tolerância a herbicidas em uma...

Últimas Notícias

Bayer e BP firmam parceria de produção de camelina para biocombustíveis

Objetivo é desenvolver o mercado de oleaginosas intermediárias para atender à demanda...

Últimas Notícias

BNDES aprova R$ 29,7 milhões para projetos da Bosch com foco em etanol e digitalização

Tecnologia prevê substituir até 60% do diesel em veículos pesados e ampliar...