Home Últimas Notícias Brasil já colheu 82,56% da 2ª safra de milho; produtividades caem, diz Pátria AgroNegócios
Últimas Notícias

Brasil já colheu 82,56% da 2ª safra de milho; produtividades caem, diz Pátria AgroNegócios

Tractor spraying pesticides at corn fields
Compartilhar

A colheita da segunda safra de milho do Brasil na temporada 2023/24 atingiu 82,56% do total cultivado até esta sexta-feira, 26, avanço de 2,9 pontos percentuais em relação à semana anterior, de acordo com levantamento da Pátria AgroNegócios.

A consultoria destaca o ritmo dos trabalhos no nível mais adiantado da história, enquanto o tempo seco acelera a maturação após um plantio precoce. Na mesma época em 2023, o volume colhido chegava a 57,65% do total cultivado, versus 71,25% em 2022. Na média dos últimos cinco anos, o índice de colheita é de 62,59% para este período.

Enquanto o ritmo de colheita está acelerado, o tempo seco gera preocupações de uma safra menor do que a esperada. “Relatos de campo indicam redução agressiva das produtividades observadas nos talhões agora em colheita. O milho agora em maturação no centro do país enfrentou seca desde meados de abril”, afirmou o diretor da consultoria, Matheus Pereira.

A estimativa de colheita da segunda safra, segundo avaliação da Pátria AgroNegócios, está em cerca de 86 milhões de toneladas, recuo de 15,9% na comparação com o recorde do ano passado. A safra será menor por conta de uma queda de 6,6% na área plantada, para 16 milhões de hectares, mas principalmente por conta da redução na produtividade, de 10%, para 5,36 toneladas por hectare, segundo previsão da consultoria.

Em Mato Grosso, maior estado produtor, os trabalhos estão quase finalizados, enquanto no Paraná 83% da safra já foi colhida. Em Goiás, produtores colheram 89% do total, em Minas Gerais, 72%, enquanto em Mato Grosso do Sul, 60%.

Com informações da Reuters/Roberto Samora
Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Petrobras firma parceria para avançar em projeto de produção de SAF com etanol

A Petrobras escolheu a tecnologia ATJ (alcohol-to-jet) da Honeywell UOP para desenvolver...

Últimas NotíciasDestaque

Credores da Raízen pedem até 90% da empresa em troca de dívida, dizem fontes

Proposta envolve conversão de 45% da dívida em participação acionária dos credores,...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Preços do etanol hidratado recuam em SP com avanço da safra e aumento da oferta

Maior disponibilidade do biocombustível pressiona cotações no spot, enquanto mercado segue cauteloso...

Apesar da derrocada dos preços na última semana - que fez os contratos de açúcar de março serem negociados a US$ 14,46, o preço foi 5,4% maior
Últimas Notícias

Preços do açúcar cristal recuam na semana, mas se aproximam de R$ 106/sc com oferta restrita no spot

Início da safra 2026/27 limita disponibilidade de açúcar branco no curto prazo,...