Conecte-se conosco
 

Últimas Notícias

Brasil receberá delegação indiana para conhecer processo de produção do etanol

Publicado

em

Setor sucroenergético seleção natural

Na próxima semana, representantes da Associação Indiana das Usinas de Açúcar (Isma) e da Associação dos Fabricantes dos Automóveis Indianos (Siam) virão ao Brasil para conhecer o processo de produção do etanol e a tecnologia para o desenvolvimento de veículos híbrido-flex. A comitiva será acompanhada por integrantes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), de acordo com a Agência Estado.

A visita da comitiva indiana faz parte de uma parceria entre as entidades para o fomento do uso de biocombustíveis e a redução das emissões de carbono na atmosfera. Segundo o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, em entrevista ao Broadcast, o governo indiano e os produtores estão vindo ao Brasil na semana que vem para aprender como se faz a mistura do etanol com a gasolina. “Também vão direcionar uma boa parte da cana, que hoje vai para o açúcar, para o etanol”, disse.

A Índia é o segundo maior produtor de cana do mundo, mas não consegue converter parte considerável da matéria-prima em etanol por defasagens tecnológicas. Desde 2019, a parceria com a Unica visa facilitar a mistura do biocombustível na gasolina do país e expandi-la a 20% até 2025.

Segundo o adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Nova Délhi, em relatório divulgado há pouco, a taxa média de mistura de etanol com petróleo na Índia é estimada em 9,3%. O país começará no segundo semestre de 2022 a produzir carros com motores flex fuel, que permitem uso de 100% do etanol.

Na última semana, a Índia atualizou a previsão de produção de açúcar para a atual temporada 2021/22. Segundo a Isma, a safra terá um volume de 36 milhões de toneladas. Em comentário enviado a clientes, o banco alemão Commerzbank havia afirmado que a revisão poderia desafiar “o papel, antes incontestável, do Brasil como o maior produtor de açúcar do mundo”.

Na avaliação de Padua, não há motivo para se preocupar com essas “comparações”. Ele afirma que a Índia apresenta grande volatilidade de oferta, produção e exportação de adoçante, o que sugere que essa liderança seja pontual. “O Brasil vai recuperar a produtividade quando voltar a crescer a oferta de cana e vai continuar participando, como sempre participou, em torno de 45% do mercado mundial de açúcar”, assegurou o diretor da Unica.

Padua disse ao BroadCast que as situações de mercado entre os dois países são completamente diferentes: enquanto o Brasil exporta dois terços da sua produção interna, a Índia exporta de 5% a 20% de sua produção. “O único país do mundo que tem condições de suprir a oferta mundial de açúcar e participar desse mercado é o Brasil. Ele vai ser sempre líder”, afirmou.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading