O Oeste Paulista registrou dois incêndios de grandes proporções nesta quarta-feira (17), que mobilizaram diferentes frentes de combate ao fogo. As ocorrências foram registradas entre Dracena e Junqueirópolis, em um canavial, e em uma área de pastagem no Distrito Industrial de Martinópolis.
No caso de Dracena, a Defesa Civil do município foi acionada pela Defesa Civil Estadual após o início das chamas em um plantio de cana-de-açúcar. Brigadistas de uma usina atuaram no controle inicial, e ao todo foram utilizados oito caminhões-pipa de usinas da região. Não há informações sobre a extensão da área queimada.
Já em Martinópolis, o incêndio começou por volta das 22h30 em terrenos do Distrito Industrial e se espalhou rapidamente devido aos fortes ventos. A gravidade levou à ativação do Plano de Auxílio Mútuo, com apoio de equipes de uma usina local, além do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
O fogo chegou a atingir a SP-425 (rodovia Assis Chateaubriand), na altura do km 430, o que mobilizou equipes da concessionária Eixo-SP. As chamas foram controladas por volta de 0h15 desta quinta-feira (18).
As autoridades reforçam que, nesta época do ano, a estiagem e os ventos aumentam o risco de queimadas, o que exige atenção redobrada da população e do setor agrícola.