Conecte-se conosco
 

Destaque

Cana-de-açúcar: medidas para ajudar o setor serão anunciadas até o fim da semana

Publicado

em

Medidas de auxílio ao setor sucroenergético, afetado pela crise do coronavírus no Brasil, devem ser anunciadas pelo governo federal em até dois dias, disse ontem (22) a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. “Entre amanhã e depois a gente tem uma sinalização exata do que vai ser feito”, afirmou a ministra durante participação em videoconferência do banco Credit Suisse.

Segundo ela, a pasta está discutindo com o Ministério da Economia e o BNDES para encontrar uma solução que atenda as usinas de cana. “Tem que ver os juros que vem sobre isso”, citou.

O retorno da Cide e os recursos do PIS/Cofins são duas das medidas que estão em análise. “A gente sabe que o PIS/Confis sozinho não é dificuldade. Se vier Cide (sobre os combustíveis), qual o tamanho?”, comentou.

As usinas de cana-de-açúcar do Brasil foram amplamente afetadas pelo isolamento domiciliar contra a disseminação do coronavírus, que reduziu a circulação de pessoas e, por consequência, o consumo interno de etanol.

Além disso, o biocombustível ainda foi impactado pela desvalorização dos preços internacionais do petróleo, o que prejudica a gasolina e o etanol.

Tereza Cristina destacou o etanol como um dos segmentos do agronegócio mais afetados pela crise. “É um setor que está me dando trabalho”, disse. “Temos que dizer alguma coisa o mais rápido possível para dar previsibilidade (às usinas de cana)”, acrescentou sobre a ajuda do governo federal.

O setor de etanol do Brasil tem buscado apoio do governo federal para obter financiamento via instituições oficiais para estocar 6 bilhões de litros do biocombustível, quase 25% da safra 2020/21, iniciada neste mês, o que permitiria a continuidade da colheita no centro-sul e exigiria 9 bilhões de reais.


Mas. Desse modo. Mas.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading