Home Destaque Cana-de-açúcar: medidas para ajudar o setor serão anunciadas até o fim da semana
Destaque

Cana-de-açúcar: medidas para ajudar o setor serão anunciadas até o fim da semana

Compartilhar

Medidas de auxílio ao setor sucroenergético, afetado pela crise do coronavírus no Brasil, devem ser anunciadas pelo governo federal em até dois dias, disse ontem (22) a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. “Entre amanhã e depois a gente tem uma sinalização exata do que vai ser feito”, afirmou a ministra durante participação em videoconferência do banco Credit Suisse.

Segundo ela, a pasta está discutindo com o Ministério da Economia e o BNDES para encontrar uma solução que atenda as usinas de cana. “Tem que ver os juros que vem sobre isso”, citou.

O retorno da Cide e os recursos do PIS/Cofins são duas das medidas que estão em análise. “A gente sabe que o PIS/Confis sozinho não é dificuldade. Se vier Cide (sobre os combustíveis), qual o tamanho?”, comentou.

As usinas de cana-de-açúcar do Brasil foram amplamente afetadas pelo isolamento domiciliar contra a disseminação do coronavírus, que reduziu a circulação de pessoas e, por consequência, o consumo interno de etanol.

Além disso, o biocombustível ainda foi impactado pela desvalorização dos preços internacionais do petróleo, o que prejudica a gasolina e o etanol.

Tereza Cristina destacou o etanol como um dos segmentos do agronegócio mais afetados pela crise. “É um setor que está me dando trabalho”, disse. “Temos que dizer alguma coisa o mais rápido possível para dar previsibilidade (às usinas de cana)”, acrescentou sobre a ajuda do governo federal.

O setor de etanol do Brasil tem buscado apoio do governo federal para obter financiamento via instituições oficiais para estocar 6 bilhões de litros do biocombustível, quase 25% da safra 2020/21, iniciada neste mês, o que permitiria a continuidade da colheita no centro-sul e exigiria 9 bilhões de reais.


Mas. Desse modo. Mas.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Coruripe reduz moagem em 10,9%, EBITDA cai 13% e lucro recua 57% na safra 2025/26

A Coruripe encerrou o acumulado da safra 2025/26 até fevereiro com retração...

Últimas NotíciasDestaque

Moody’s rebaixa rating da Raízen e altera perspectiva de negativa para estável

A Moody’s Ratings rebaixou o rating corporativo da Raízen (RAIZ4) de Caa3 para Ca, com perspectiva...

Adecoagro
Últimas NotíciasDestaque

Adecoagro reduz produção de açúcar em 27,9%, amplia etanol em 10,4% e encerra 2025 com menos cana

Companhia prioriza biocombustível diante de melhores margens e registra queda no EBITDA...

Últimas NotíciasDestaque

Credores querem maior injeção de capital na Raízen para tratar sobre conversão da dívida

Detentores de dívida da empresa querem que acionista coloque R$ 12,5 bilhões...