Home Agrícola Case IH testa trator a etanol em operação conjunta com colhedora na São Martinho
AgrícolaÚltimas Notícias

Case IH testa trator a etanol em operação conjunta com colhedora na São Martinho

Os testes estão sendo realizados com trator e colhedora de cana, ambos movidos a etanol.
Compartilhar

Equipamento opera integrado à colhedora Austoft 9000 em projeto que avança a descarbonização da mecanização agrícola.

A Case IH, marca da CNH, deu início aos testes de campo do trator Puma 230 movido a etanol, em parceria com a São Martinho, uma das maiores produtoras globais de açúcar, etanol e bioenergia. O equipamento está operando em Pradópolis (SP) em conjunto com a colhedora de cana Austoft 9000, também abastecida com etanol.

A iniciativa integra o projeto de descarbonização da agricultura conduzido pela Case IH, que adota o etanol como combustível estratégico para o desenvolvimento de máquinas agrícolas de menor impacto ambiental. O trator utiliza o motor N67 Ciclo Otto, desenvolvido pela FPT Industrial, com potência nominal de 234 cv e arquitetura semelhante à aplicada no setor automotivo. Segundo a fabricante, essa configuração contribui para a redução de emissões e para menores níveis de ruído durante a operação.

De acordo com Leandro Conde, diretor de Marketing e Comunicação da Case IH para a América Latina, o trator foi apresentado na última Agrishow e já acumulou mais de 100 horas de testes de bancada antes da entrada em operação no campo. “Agora opera ao lado da colhedora, que tem apresentado resultados muito satisfatórios. A parceria com a São Martinho é fundamental para validarmos a eficiência dessas máquinas em condições reais. Caminhamos confiantes no desenvolvimento de um portfólio completo de máquinas movidas a etanol”, afirma.

A São Martinho destaca que a adoção da tecnologia tem potencial para reduzir a pegada de carbono na produção agrícola. “Acreditamos que essa tecnologia pode promover uma mudança significativa não apenas no setor sucroenergético, mas em toda a agricultura. O uso do etanol como combustível renovável contribui diretamente para nossas ambições ambientais e para a construção de uma economia de baixo carbono”, diz Fábio Venturelli, CEO da companhia.

Motores desenvolvidos para aplicações agrícolas

Os motores N67 Etanol (trator Puma 230) e Cursor 13 Etanol (colhedora Austoft 9000) foram projetados para atender às exigências operacionais do campo, preservando a robustez característica dos motores FPT Industrial. Entre os benefícios destacados estão redução de emissões, menores níveis de ruído e o uso de um combustível renovável com elevada produtividade e disponibilidade de abastecimento.

A FPT Industrial avalia que a descarbonização na América Latina passa por soluções alinhadas ao potencial da região para biocombustíveis. “Estamos preparados para transformar biocombustíveis como o etanol em uma solução real e transformadora para diferentes segmentos”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina. Segundo a empresa, o uso do etanol reduz custos operacionais e mantém a eficiência e a disponibilidade das máquinas, fatores essenciais no cálculo do TCO.

Após o término da colheita, o trator movido a etanol será avaliado em outras operações, incluindo preparo de solo e plantio, com foco em confiabilidade, autonomia e durabilidade. O equipamento também será submetido a testes em ambientes de produção de etanol de milho. A expectativa é de que os resultados subsidiem a expansão da tecnologia para outras linhas de produtos, como colheitadeiras de grãos e pulverizadores.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

IAC apresenta duas novas variedades de cana-de-açúcar

Programa Cana IAC também revela os resultados do Censo Varietal Safra 2025/2026...

OpiniãoÚltimas Notícias

Açúcar: o pior já passou

Antes de entrar no panorama do mercado, uma nota necessária: pela primeira...

Últimas Notícias

MPMS apura incêndio iniciado em canavial e que resultou em multa de R$ 5,87 milhões

Inquérito civil é instaurado para apurar causas, responsáveis e danos ambientais provocados...

Últimas Notícias

AFOCAPI, ASSOCAP, CANASOL e UNICA firmam acordo para unificar critérios de ATR e valor da tonelada de cana

Em um passo decisivo para a estabilidade do mercado sucroenergético brasileiro, a...