Conecte-se conosco
 

Últimas Notícias

Cbios: 68% da meta de aquisição total já foi adquirido

Publicado

em

Dados da B3 mostram que, até o dia 22 de julho, a parte obrigada do programa RenovaBio já havia adquirido cerca de 24,96 milhões de Cbios (Créditos de Descarbonização).  Esse volume representa 68% da meta de aquisição total para o ano corrente.

O diretor da Unica explica que “a emissão de CBios lastreado pela venda de etanol deve seguir em ascendência no segundo semestre, acompanhando a recuperação da participação do etanol hidratado na demanda de Ciclo Otto. O ano de 2022 deve terminar com um estoque de créditos ativos superior a 7 milhões, o que significa uma oferta superior a necessária para que as metas sejam plenamente atendidas”.

Setor recorre contra prorrogação do cumprimento das metas 

A Orplana (Organização das Associações de Produtores de Cana do Brasil), que representa 32 associações e 14 mil produtores de cana-de-açúcar do Brasil, enviou uma carta na última sexta-feira, para o presidente Jair Bolsonaro (PL) pedindo a revisão do decreto que prorrogou o cumprimento das metas previstas para 2022 de compra de Créditos de Descarbonização (CBios). Editado e publicado na sexta-feira passada, 22, o documento ampliou o prazo para a comprovação da meta deste ano de 31 de dezembro para 30 de setembro de 2023.

Segundo a Orplana, os CBios são importante componente no rol de receitas e ajudam a manter a atividade no campo, gerando benefícios econômicos aos trabalhadores e ainda muitos benefícios ambientais frente ao combustível fóssil.

Em carta. que foi assinada pelo presidente da Orplana, Gustavo Rattes de Castro, o setor produtivo também informou Bolsonaro que existe um projeto de lei em tramitação na Câmara, o 3149/2020, que trata da remuneração aos canavieiros e garantiria a “divisão justa do seu valor de venda” na proporção de 80% aos produtores rurais.

“A prorrogação das metas estabelecidas pelo programa RenovaBio (Política Nacional de Biocombustíveis) poderá prejudicar toda a cadeia sucroenergética, bem como desincentivar o mais avançado programa de descarbonização existente no Brasil e que é exemplo para o mundo”, segue.

O deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), presidente da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético, também informou que está preparando um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para suspender o adiamento das metas de compra de créditos de descarbonização (CBios).

“A minha intenção é apresentar o projeto e ele ser analisado e deliberado pela Câmara”, disse o deputado, conforme divulgado pela Agência Estado.

Esse projeto é uma resposta à decisão do governo federal de alterar o prazo de cumprimento de aquisição dos ativos ambientais dentro do programa RenovaBio, voltado à política nacional de biocombustíveis. A prorrogação ocorreu na última semana, quando o limite de cumprimentos pelas distribuidoras foi estendido de dezembro de 2022 para setembro de 2023.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading