Home Últimas Notícias CEISE Br manifesta preocupação com impactos da descontinuidade da Usina Santa Elisa
Últimas Notícias

CEISE Br manifesta preocupação com impactos da descontinuidade da Usina Santa Elisa

Compartilhar

O CEISE Br, entidade que representa a indústria de base fornecedora de máquinas, equipamentos, tecnologias e sistemas para o setor sucroenergético, divulgou nota nesta segunda-feira (15) afirmando que acompanha com atenção os desdobramentos da decisão da Raízen S.A. de descontinuar as operações da tradicional Usina Santa Elisa, localizada em Sertãozinho (SP), como parte de sua estratégia de reciclagem de portfólio.

Embora reconheça a legitimidade das decisões empresariais, a entidade alerta que movimentações dessa natureza afetam diretamente a dinâmica industrial da cadeia produtiva, especialmente em polos consolidados como Sertãozinho e região, conhecidos por sua forte concentração de fornecedores e prestadores de serviços do setor.

O CEISE Br destacou ainda preocupações quanto à manutenção da capacidade instalada, preservação dos empregos e à continuidade dos investimentos em inovação e sustentabilidade. Outro ponto de atenção é o efeito cascata sobre contratos já firmados com a unidade, como os de manutenção, suporte técnico e fornecimento de insumos, que podem ser impactados pela suspensão das atividades na usina.

A entidade afirma que situações como essa comprometem a previsibilidade dos negócios e colocam em risco a saúde financeira das empresas locais. “A estabilidade operacional e a preservação dos postos de trabalho vinculados a essa rede de atendimento precisam ser prioridade”, afirma a nota assinada pelo CEISE Br – Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis.

Apesar das preocupações, o CEISE Br ressaltou o aspecto positivo de o setor continuar atraindo investimentos, ao citar que o processo de aquisição da cana-de-açúcar por outros grupos demonstra a robustez e o dinamismo da bioenergia brasileira, reforçando o papel do setor na transição energética e na economia de baixo carbono.

“Seguiremos atentos aos próximos passos dessa operação e atuando para que o desenvolvimento do setor ocorra com equilíbrio, geração de valor e fortalecimento da cadeia produtiva como um todo”, conclui a entidade.

Raízen vende canavial da Usina Santa Elisa para São Martinho

A nota do CEISE Br foi publicada após o anúncio da desativação da unidade pela Raízen e venda de cana da Usina Santa Elisa para outras usinas, como a São Martinho, que comprou cerca de 10.600 hectares de cana-de-açúcar, que serão incorporados à operação da Unidade São Martinho, em Pradópolis (SP), localizada a cerca de 25 km da antiga unidade.

Segundo a São Martinho, o volume de cana transferido deverá chegar a 600 mil toneladas na safra 2026/27 e 800 mil toneladas a partir da 2028/29, sem necessidade de novos investimentos industriais ou agrícolas. A operação, no valor de até R$ 242 milhões, ainda depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

A Usina Santa Elisa, uma das mais tradicionais do setor, teve sua operação suspensa por tempo indeterminado. A medida, segundo a Raízen, faz parte de um movimento de readequação de portfólio e otimização de ativos.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Ronaldo Caiado anuncia instalação de usina da Inpasa em Rio Verde (GO)

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), anunciou nesta terça-feira, 15, que...

Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal estabiliza em SP apesar de mercado desaquecido, aponta Cepea

Mesmo diante de uma demanda ainda fraca no mercado spot do estado...

Últimas Notícias

Etanol: volume negociado do hidratado no mercado spot é limitado

O ritmo de negócios envolvendo o etanol hidratado se manteve lento no...

Últimas NotíciasDestaque

São Martinho adquire ativos biológicos da Raízen relacionados à Usina Santa Elisa

A São Martinho, um dos grupos sucroenergéticos mais importantes do Brasil, anunciou...