Home Bioenergia Cerradão supera pandemia com recorde, prevê ano melhor e expandirá área de produção
BioenergiaDestaqueMercado

Cerradão supera pandemia com recorde, prevê ano melhor e expandirá área de produção

Compartilhar

Por Natália Cherubin

A Cerradão, unidade sucroenergética localizada em Frutal, MG, performou bem durante a pandemia da Covid-19 e fechou a safra dentro do esperado, superando seu recorde de moagem e aumentando áreas de plantio de cana para 2021.

Mesmo ultrapassando uma safra de índices pluviométricos abaixo da média, a companhia superou o seu recorde de moagem. A Cerradão moeu 3,396 milhões de t de cana, produziu 305 mil t de açúcar, 109,8 mil m3 de etanol, 2 mil de t de levedura autolisada e estima exportar cerca de 400 mil mwh de energia elétrica até o fechamento da safra 2020/21.

“Tivemos que nos adaptar por ocasião da pandemia, porém superamos o momento delicado e fizemos uma safra dentro do esperado. Nosso maior desafio foi manter a qualidade de vida e a segurança de nossos colaboradores, perante a pandemia, mas nossas ações preventivas contra o coronavírus foram efetivas, o que não permitiu que o nosso desempenho operacional fosse comprometido”, afirmou Rodrigo Campos Rezende, gerente Administrativo da Cerradão.

A Cerradão superou recorde de moagem e aumentou a área de plantio de cana para 2021. (Foto: reprodução)

Expansão em área, irrigação e indústria

A Cerradão está expandindo sua produção de cana. De acordo com o gerente Administrativo da usina, para o plantio de 2021 serão aproximadamente 8 mil ha de áreas de expansão, fora as áreas de reforma.

Em relação às novas tecnologias, a Cerradão tem investindo bastante na rotação de cultura com soja e amendoim. Além disso, está com projeto de expansão de irrigação de salvamento e gotejamento, visando aumentar o potencial de produção dos canaviais colhidos do meio para o final de safra.

A Cerradão espera chegar as 8 milhões de t até a safra 2030/31. (Foto: reprodução)

No parque industrial, a unidade investiu em um cozedor contínuo e em um pré-evaporador de caldo. O objetivo, de acordo com Rezende, é aumentar o rendimento de produção de açúcar e melhorar o seu mix. Foi feito também um investimento em um novo armazém para estocagem de açúcar, objetivando o aumento da produção.

2021/22: Mix mais açucareiro

Para a próxima temporada, a Cerradão estima uma moagem um pouco maior, de 3,55 milhões de t de cana. A expectativa é aumentar para 380 mil t de açúcar, reduzir a produção de etanol para 63 mil m3 de etanol e manter as 2 mil de t de levedura autolisada.

“Devemos aumentar a exportação de bioenergia para aproximadamente 450 mil Mwh”, estima Rezende.

O desafio deste ano será manter o crescimento com sustentabilidade, tendo o foco sempre na segurança dos colaboradores. “Temos um investimento significativo para ocorrer nesta safra, sendo de destaque a aquisição de uma nova caldeira de 330 toneladas de vapor por hora e a aquisição de um turbo gerador de 60 Mw”, revela Rezende.

Em 2019, em evento, a Cerradão lançou uma meta ambiciosa para os próximos anos, que era a de alcançar as 6 milhões de t até 2030. Agora, de acordo com o gerente Administrativo, espera-se chegar até a safra 2030/31 moendo 8 milhões de t de cana.

Relação ganha-ganha com fornecedores

A Cerradão tem uma relação muito legal com seus produtores de cana. Ela premia os melhores produtores por desempenho e também tem uma forma diferente de pagamento de cana, não considerando apenas a base da maioria das usinas, que é o Consecana.
De acordo com Rezende, a relação com o fornecedor sempre foi muita próxima, já que os diretores da companhia também são produtores rurais e sentem na pele as dificuldades e demandas.

“Isso ajuda muito a fazer nosso modelo de gestão e premiação para os nossos fornecedores. O modelo que seguimos é o “ganha-ganha”, ou seja, fornecedores e indústria tem que estar alinhados para continuarem crescendo”, revela o gerente Administrativo da Cerradão.

A Cerradão tem um departamento específico para atender e auxiliar seus fornecedores, seja na parte comercial, jurídica, técnica, planejamento e colheita. “Isso faz com que as necessidades e problemas sejam resolvidos rapidamente”, diz Rezende.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Indústria de etanol de milho retoma expansão com R$ 23 bilhões em novos projetos

Após um período de retração, a indústria de etanol de cereais no...

DestaqueÚltimas Notícias

CerradinhoBio anuncia nova expansão da unidade de etanol de milho da Neomille

A Cerradinho Bioenergia informou que o Conselho de Administração aprovou a expansão...

DestaqueÚltimas Notícias

Produtor do Paquistão transforma canavial com ajuda da RPA Consultoria

Os canaviais de Ahmad Mujtaba Khan, produtor de cana no Paquistão, estão...

Últimas NotíciasDestaque

Mesmo com queda na sacarose, CRV Industrial mantém crescimento na produção de açúcar com inovação e eficiência

As condições climáticas adversas impactaram a safra 2025 da CRV Industrial, em...