Connect with us
 

Safra cana

Clima: La Ninã deve permanecer até a chegada do inverno no Brasil

Published

on

O clima da primeira quinzena do mês de fevereiro foi marcado por boas chuvas em grande parte do país, isto é, do Estado de SP em direção ao Norte. Já na segunda metade do mês houve redução dos volumes de chuvas de forma generalizada.

No entanto, de acordo com relatório da Itaú BBA, mesmo na primeira quinzena, a Região Sul continuou recebendo chuvas abaixo das médias históricas, sacrificando os cultivos de verão no Oeste do RS, SC e do PR além do Sudoeste do MS.

“O excesso de chuvas causou danos pontuais e dificuldades na colheita no Centro Oeste mas, no geral, os cultivos de primeira safra foram beneficiados em todo o MT, GO, MG, Região Norte e MATOPIBA. O plantio da safrinha também transcorreu bem diante das boas condições climáticas”, afirmou os analistas do banco.

Para as culturas perenes da Região Sudeste, como a cana-de-açúcar, apesar da redução das chuvas na segunda quinzena de fevereiro, a condição seguiu favorável, com boa disponibilidade hídrica nos solos. “A mais recente atualização da Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA) indicou que a La Niña deve permanecer até por volta da chegada do inverno no Brasil, o que sugere a manutenção do quadro de chuvas abaixo da média no Sul do país e acima da média no Norte”, disseram os analistas.

Já para abril, os mapas mais estendidos do clima indicam chuvas abaixo da média no Sul e acima no Centro-Oeste, Norte e Nordeste. “Nos próximos sete dias, as chuvas continuarão presentes na Região Norte, no MT e em GO e um pouco menos em MG. Essas chuvas também abrangem SP e o PR, especialmente a faixa litorânea enquanto o MS e o RS terão volumes bem baixos”, afirma o relatório.

Para o período compreendido entre 21 e 27 de março a indicação é de poucas chuvas na Região Sudeste, e na maior parte do MS mas melhora a condição na faixa oeste do RS e do PR, enquanto segue o mesmo padrão recente de chuvas frequentes em MT, RO e toda a Região Norte.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading