Home Últimas Notícias CNA questiona lei que permite ao corregedor-geral da Justiça cancelar registro de imóvel rural
Últimas Notícias

CNA questiona lei que permite ao corregedor-geral da Justiça cancelar registro de imóvel rural

Compartilhar

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra lei federal que possibilita ao corregedor-geral da Justiça declarar a inexistência e cancelar a matrícula e o registro de imóvel rural. A ação foi distribuída ao ministro Alexandre de Moraes.

Na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1056, a entidade alega que dispositivos da Lei 6.739/1979 permitem o cancelamento do registro de imóvel de modo unilateral, em ofensa ao devido processo legal e à segurança jurídica, além de atentarem contra o direito à propriedade do produtor rural.

Além disso, a CNAS argumenta que a previsão viola o regime de separação de Poderes, na medida em que o cancelamento de propriedade só pode se dar por decisão do Poder Judiciário, e não por ato do corregedor de Justiça, que, embora faça parte dele formalmente, exerce apenas função administrativa.

Com informações do STF

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaquePopular

Setor deve entrar na safra 2027/28 ainda sob pressão, avalia RPA

A safra 2026/27 deve entregar maior volume de cana no Centro-Sul, mas...

Últimas Notícias

Etanol cai 3,16% no Sudeste e fecha agosto com menor preço do país

Biocombustível foi comercializado, em média, a R$ 3,99 por litro na região;...

Últimas Notícias

Levedura pode tornar a produção de etanol de milho mais eficiente

Pesquisadores encontraram enzimas para desenvolver novo micro-organismo com potencial de aumentar a...

Últimas Notícias

Preço do etanol volta a subir com expectativa de maior consumo

Itaú BBA aponta competitividade frente à gasolina e aumento da mistura obrigatória...