Home Últimas Notícias CNA questiona lei que permite ao corregedor-geral da Justiça cancelar registro de imóvel rural
Últimas Notícias

CNA questiona lei que permite ao corregedor-geral da Justiça cancelar registro de imóvel rural

Compartilhar

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra lei federal que possibilita ao corregedor-geral da Justiça declarar a inexistência e cancelar a matrícula e o registro de imóvel rural. A ação foi distribuída ao ministro Alexandre de Moraes.

Na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1056, a entidade alega que dispositivos da Lei 6.739/1979 permitem o cancelamento do registro de imóvel de modo unilateral, em ofensa ao devido processo legal e à segurança jurídica, além de atentarem contra o direito à propriedade do produtor rural.

Além disso, a CNAS argumenta que a previsão viola o regime de separação de Poderes, na medida em que o cancelamento de propriedade só pode se dar por decisão do Poder Judiciário, e não por ato do corregedor de Justiça, que, embora faça parte dele formalmente, exerce apenas função administrativa.

Com informações do STF

Compartilhar
Artigo Relacionado
India
Últimas Notícias

Índia estuda restringir uso da cana para a produção de etanol

A Índia está considerando restringir a quantidade de cana-de-açúcar utilizada para a...

Últimas Notícias

EUA pressionam Brasil por acordo para recompor cota do açúcar

Em mais um capítulo da tensão política e comercial entre Brasil e...

Últimas NotíciasDestaquePopular

COCRED leva previsibilidade financeira para a 32ª Fenasucro & Agrocana

Cooperativa alia um portfólio completo de soluções financeiras ao atendimento consultivo e...

Últimas Notícias

Usinas do Centro-Oeste ampliam produção de etanol em detrimento do açúcar

Goiás ganha protagonismo na safra 2026/2027 com o avanço do etanol de...