Home Eventos Coagro promove seminário para apresentar o conceito de trabalho decente no meio rural
EventosÚltimas Notícias

Coagro promove seminário para apresentar o conceito de trabalho decente no meio rural

Compartilhar

Com apoio do Sistema OCB/RJ, evento difundirá importância do combate ao trabalho escravo

A Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro) promove, no próximo dia 24 de abril, em parceria com o Sindicato e a Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (OCB/RJ) e a Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), o seminário “Trabalho decente no meio rural”.

Aberto a produtores de cana e com entrada franca, o evento tem como objetivo discutir as práticas trabalhistas no meio rural, no intuito de difundir o combate ao trabalho escravo. No seminário, realizado no Auditório do Hospital dos Plantadores de Cana, em Campos, serão apresentados aos participantes os princípios do chamado “Trabalho Decente”, que é definido como o trabalho produtivo adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna.

A abertura do encontro será feita pelo presidente da Coagro, Frederico Paes, e pelo diretor financeiro da Coagro, Paulo Bastos. Logo em seguida, haverá a palestra “Trabalho decente e relações trabalhistas no meio rural: desafios e oportunidades”, conduzida pela Juíza do Trabalho Dra. Aline Tinoco Gomes de Melo. Na ocasião, a jurista vai mostrar qual é o conceito de “Trabalho Decente” formalizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), além de apresentar a legislação trabalhista rural, as diferenças entre trabalho sazonal e trabalho permanente, a relação entre empregadores e trabalhadores rurais, e a importância da capacitação e treinamento para o desenvolvimento de habilidades e competências no meio rural.

Após um intervalo, o Juiz do Trabalho Dr. Marcelo Segal abordará o tema “Caracterização do trabalho análogo à escravidão — prevenção, riscos e consequências”. No debate, o juiz irá explicar quais são as características das relações classificáveis como trabalho análogo à escravidão, os riscos de não combatê-lo e as consequências de sua prática.

A sessão final trará a discussão do tópico “Construindo caminhos para a erradicação do trabalho análogo ao escravo”, comandada pelo subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos de Campos, Gilberto Coutinho. Na mesa, serão divulgadas ações de combate ao trabalho análogo à escravidão pela prefeitura municipal de Campos. Segundo Gilberto Coutinho, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, já assinou um termo de cooperação para atuar junto ao Ministério Público do Trabalho no enfrentamento e acolhimento das pessoas vítimas destas violações.

Serviço
Evento: Seminário “Trabalho decente no meio rural”
Data: 24/04/2023
Horário: das 9h às 12h30
Local: Auditório do Hospital dos Plantadores de Cana (Av. José Alves de Azevedo, 337 – Centro. Campos dos Goytacazes/RJ). Há estacionamento na sede da Asflucan (Rua Conselheiro Otaviano, 233)

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Incêndio atinge usina da Atvos em Nova Alvorada do Sul (MS)

Chamas chegaram às esteiras de bagaço de cana-de-açúcar; fogo foi controlado pela...

raízen
Últimas Notícias

Raízen reconhece “incerteza significativa” sobre continuidade operacional

A Raízen informou em suas demonstrações financeiras do terceiro trimestre da safra 2025/26 que...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra prejuízo de R$15,6 bilhões no 3T 25/26

Moagem da Raízen soma 70,3 mi t na safra, recua 9,3%, e...

Últimas Notícias

Fim do risco sacado (e não o E2G) explica disparada na dívida da Raízen

Empresa já trocou R$ 10,9 bilhões em operações de risco sacado por...