Home Últimas Notícias Colheita de açúcar da Guatemala deve chegar a 2,7 milhões de toneladas
Últimas Notícias

Colheita de açúcar da Guatemala deve chegar a 2,7 milhões de toneladas

De acordo com a última previsão do Pecege, a safra 2023/24 deve atingir 587,3 milhões de toneladas, o que significa uma alta de 6,74% em relação a safra que está terminando. (Credito: Natália Cherubin)
Compartilhar

A safra de açúcar 2023/2024 avançou nas usinas da costa sul da Guatemala. O volume esperado da moagem da temporada é de 2,7 milhões de t, mesmo do ano anterior.

Segundo o vice-presidente da Associação dos Produtores de Açúcar da Guatemala (Asazgua), Álvaro Ruiz, o início da colheita, que se deu em novembro de 2023, foi marcado pela falta de chuvas com rendimentos mais baixos.

Ruiz explicou sobre o impacto do fenômeno El Niño. “Realmente em maio, junho e julho não ocorreram chuvas, que é a época em que a cana está crescendo e precisa de mais água”, disse.

O diretor da Asazgua ainda destacou que a indústria do país está em fase de modernização e uma questão que a move muito rapidamente é a mecanização de diversas operações no campo, principalmente na colheita, que vem crescendo devido a falta de mão de obra.

A participação das mulheres também cresceu na usina. “O Ingenio la Unión  já conta com duas frentes de colheita mecanizada realizadas por mulheres, que gerenciam colheitadeiras, tratores, caminhões e equipamentos mecânicos, por isso o projeto é um sucesso”, disse.

A captura de dados em campo também foi digitalizada, além do uso de drones e outros processos de produção. As 13 usinas da Guatemala encerrarão a safra 2023/2024 entre abril e maio, com a chegada da estação chuvosa.

Hoje,  40% da produção é destinada ao abastecimento do mercado local, enquanto 60% é exportada para mais de 50 nações. Apesar de ocupar a 14ª posição entre os produtores globais, a Guatemala desempenha um papel importante no mercado de adoçantes, superada apenas pelo Brasil na América Latina.

Em 2022, o setor açucareiro de Chapín registou exportações avaliadas em US$ 796,671 milhões mil dólares, o que representou cerca de US$ 288, 730 milhões a mais que em 2021.

Com informações do jornal Pátria Latina
Compartilhar

Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Governo atualiza regras do zoneamento para plantio de cana-de-açúcar no Brasil

Nova versão do Zoneamento Agrícola de Risco Climático redefine áreas aptas, critérios...

Com a alta do dólar e com o cenário imprevisível para o câmbio para o restante do ano, como o produtor de cana, que não antecipou suas compras para os tratos culturais, tão necessários pós-colheita, saberá o melhor momento para compra destes insumos?
Últimas NotíciasOpinião

Opinião: por que 2026 tende a ser um ano de juros elevados no Brasil?

Inflação de serviços resiliente, risco fiscal elevado e ano eleitoral limitam o...

Últimas Notícias

Embraer dá primeiro passo para seu avião agrícola movido a etanol voar no exterior

Empresa firmou parceria com usina da Argentina para prospectar mercado no país...

Últimas NotíciasDestaque

Cana certificada ganha peso na estratégia de mercado

Avanço da certificação da cana reflete mudanças operacionais, ganhos ambientais, práticas regenerativas...