Conecte-se conosco
 

Usinas

Confira o Boletim de Monitoramento da cana-de-açúcar de São Paulo e Goiás

Publicado

em

O Laboratório Nacional de Biorrenováveis – LNBR, integrante do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM, divulgou hoje (18) a 44ª edição do Boletim de Monitoramento da cana-de-açúcar nos estados de São Paulo e Goiás. Neste mês de outubro o LNBR traçou um panorama da safra durante o mês de setembro, com apresentação do balanço hídrico.

Clique aqui e veja o relatório na íntegra 

De acordo com a publicação, no mês de setembro foi possível observar um retorno das chuvas em ambos os estados. Porém, em Goiás a precipitação média ainda se encontra abaixo da média histórica do estado pelo terceiro mês consecutivo.

Esse período de seca somente surtiu efeito no vigor vegetativo da cana no mês de setembro, lembrando que este tipo de comportamento é esperado devido a defasagem natural de resposta do cultivo ao déficit ou excedente hídrico.

Já no estado de São Paulo, a precipitação média no mês foi levemente superior à média histórica e os valores de NDVI não apresentaram grandes alterações quando comparados com os do mês anterior. Para os próximos meses espera-se o retorno das chuvas finalizando o período de estiagem nas regiões.

No estado de São Paulo, o volume de chuvas no mês de setembro foi levemente acima da média histórica (13%). A ocorrência de chuvas, concentradas, principalmente, no primeiro e último decêndio do mês, resultaram numa melhora do balanço climatológico das regiões Sul e Sudeste do estado. Contudo, na região Norte, o balanço continua negativo com déficits de até 42 milímetros.

Esse comportamento é esperado, uma vez que o mês de setembro ainda sofre com o período de estiagem.

No mês de setembro, os valores de precipitação apresentaram valores superiores à média histórica nas mesorregiões de Araçatuba, Araraquara, Campinas, Marília, Ribeirão
Preto e São José do Rio Preto. Já as mesorregiões de Piracicaba, Macro Metropolitana Paulista, Itapetininga, Bauru e Assis apresentaram valores inferiores às médias históricas
registradas.

As chuvas abaixo da média histórica no mês de agosto ainda não permitiram a completa recuperação do vigor vegetativo do cultivo, sendo que as mesorregiões apresentam os índices de NDVI predominantemente dentro da média histórica, exceto Araçatuba, Araraquara, Piracicaba e Macro Metropolitana Paulista.

O mapa do semáforo do mês de setembro mostra uma estabilidade do vigor vegetativo em relação ao mês anterior. As cores verde, amarelo e vermelho representam as cores do semáforo relativas ao nível de NDVI de cada região nos meses analisados.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading
Publicidade