Últimas Notícias
Coruripe conclui auditoria de certificação internacional para produção de SAF
A usina Coruripe concluiu, neste mês, o processo de auditoria externa para certificação internacional ISCC Corsia Plus nas unidades de Iturama e Limeira do Oeste, em Minas Gerais. A certificação coloca a empresa entre as habilitadas a produzir e comercializar etanol para aviação, contribuindo para a transição energética do setor.
O ISCC é o principal sistema de certificação internacional de biomassa e bioenergia, com foco em sustentabilidade do uso da terra e da água, rastreabilidade da produção e verificação dos gases de efeito estufa. O processo de auditoria para obtenção da certificação, realizado entre 27 de fevereiro e 7 de março, abrange uma série de critérios de ESG, como condições seguras de trabalho e responsabilidade social. Segundo a companhia, seu certificado deve ser emitido em até 60 dias.
Ainda de acordo com a Coruripe, o reconhecimento serve para comprovar que o etanol produzido nas unidades cumpre os requisitos internacionais para a produção de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês).
“A área de produção deve demonstrar que não houve desmatamento, comparando o uso e ocupação do solo atuais com dados de 2008. Além disso, é necessário alcançar uma redução nas emissões de carbono em comparação aos combustíveis fósseis, sendo o desmatamento zero um requisito fundamental”, explica o coordenador de sustentabilidade da Coruripe, Allan Pedrosa.
Para obter a certificação, a usina Coruripe dedicou três meses à preparação interna, o que incluiu treinamento com as lideranças, visando alinhar as práticas da companhia aos rigorosos padrões internacionais exigidos.
“Nosso sistema de gestão, já robusto e maduro, foi fundamental para atender aos requisitos exigentes da ISCC Corsia Plus. A conclusão da auditoria atesta todo o conhecimento e esforço que a Coruripe já possuía, reafirmando que estamos no caminho certo”, destaca o presidente da empresa, Mario Lorencatto.
A companhia possui outras certificações (RenovaBio, Bonsucro, FSSC 22000 e VIVE, além das ISO 9001, 14001 e 45001), que atestam preocupação com práticas sustentáveis e demonstram o compromisso com o meio ambiente e a comunidade. “A obtenção dessa certificação está em linha com o planejamento estratégico da companhia e consolida nossa posição no mercado, tornando-nos ainda mais competitivos”, afirma Lorencatto.