As cotações do petróleo subiram nesta terça-feira, 3, depois da queda do dia anterior, com os operadores atentos às tensões no Irã, após o ataque a um petroleiro americano em frente ao litoral do país asiático.
Depois de uma primeira metade de sessão sem contratempos, o preço do barril de tipo Brent para entrega em abril fechou em alta de 1,57%, a US$ 67,33.
Já seu equivalente no mercado americano, o barril de tipo West Texas Intermediate (WTI), cujos contratos vencem em março, subiu 1,72%, para US$ 63,21.
“O mercado é muito sensível à evolução da situação no Irã”, com um prêmio de risco “que pode aumentar ou diminuir dependendo das notícias”, disse o sócio fundador da Again Capital, John Kilduff, à AFP.
Um porta-voz militar afirmou na terça-feira que duas embarcações iranianas armadas e um drone se aproximaram “a grande velocidade” de um petroleiro americano que navegava pelo Estreito de Ormuz “e ameaçaram abordá-lo e se apoderar dele”.
Um contratorpedeiro americano foi deslocado para ajudar o petroleiro, com apoio da força aérea.
A passagem marítima pelo Estreito de Ormuz é considerada essencial para o trânsito mundial de petróleo e gás natural liquefeito.