Home Últimas Notícias Cultivo de cana-de-açúcar com alta tecnologia é apresentada a equipe da Semadesc em Ivinhema
Últimas Notícias

Cultivo de cana-de-açúcar com alta tecnologia é apresentada a equipe da Semadesc em Ivinhema

Compartilhar

O secretário-executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Rogério Beretta, acompanhado pelo coordenador de Agricultura Fernando Nascimento, conheceram na quinta-feira (17) algumas técnicas de manejo e conservação de solo e água adotadas pela usina sucroenergética em Ivinhema. A empresa possui 200 mil hectares de áreas cultivadas com cana nos municípios de Ivinhema, Angélica, Jateí, Nova Andradina, Deodápolis, Glória de Dourados, Naviraí e Novo Horizonte do Sul.

O grupo da Semadesc foi atendido pelo gerente agrícola, Jorge Fernando Favaro Gomes e parte de sua equipe, que apresentou uma técnica de plantio de desnível da cana de açúcar em faixas intercaladas com outras culturas de cobertura. O plantio é feito com leve declive direcionando as águas para canais de drenagem, cuja função é conduzir as águas pluviais para áreas seguras, evitando-se, assim, o risco de erosões e de encharcar o solo, especialmente no período de colheita no período chuvoso, quando as colhedoras, bastante pesadas, correm sérios riscos de atolamento.

O engenheiro agrônomo Jorge Favaro destacou as vantagens da técnica. “Entre as vantagens podemos destacar, aumento de área cultivada em razão da área do canal ser menor do que as áreas úteis dos terraços e bacias de infiltração (reservatório de água). Outro benefício é aumentar a eficiência operacional de máquinas e implementos, reduzindo as manobras e a compactação do solo.

O cultivo em faixas possibilita também a rotação de culturas e a cobertura de solo durante todo o ano, melhorando as qualidades físicas, químicas e biológicas, com benefícios na produtividade e na melhoria do sistema como um todo. Outro ponto interessante, é que o fato do canal ser coberto pelo capim-Estrela (Gênero Cynodon spp), espécie de hábito estolonífero, esta cobre o solo formando um verdadeiro ¨colchão¨ vegetal que funciona como filtro, entregando, em seu destino, a água mais limpa e com poucas partículas de solo¨.

Durante a visita o Secretário Executivo Rogério Beretta aceitou o convite do Gerente Jorge Favaro de receber a equipe do PROSOLO para uma troca de experiência e, assim, a equipe conhecer a funcionalidade da técnica aplicada nas áreas de lavouras da Usina.

“Existem muitas de técnicas que podem e devem ser combinadas para reduzir os processos erosivos do solo, naturalmente que essa combinação vai depender das condições da área, do produtor e da cultura explorada, mas o importante é que existem disponíveis essas e outras tecnologias e, que o produtor e seu assistente técnico devem planejar o sistema mais adequado para sua realidade”, comentou o coordenador Fernando Nascimento.

Semandesc/Rosana Siqueira
Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Moagem de cana no Centro-Sul recua 2,22% na safra 2025/26 até meados de janeiro, aponta UNICA

Na primeira quinzena de janeiro, as unidades produtoras da região Centro-Sul processaram...

AgrícolaDestaqueÚltimas Notícias

Variedades IAC quadruplicam presença no Centro-Sul em oito safras

Perfil moderno, maior longevidade dos canaviais e avanço da mecanização impulsionam adoção...

DestaqueÚltimas Notícias

Safra segue desafiadora em Goiás, com recuperação condicionada ao clima

Presidente do Sifaeg avalia que ciclo 2026/27 ainda carrega impactos da seca,...