Home Mercado Demanda e chuvas impulsionam preços do etanol em novembro
MercadoÚltimas Notícias

Demanda e chuvas impulsionam preços do etanol em novembro

Compartilhar

O mercado de etanol fechou novembro com preços em alta no estado de São Paulo, impulsionado pela forte demanda e pela oferta controlada devido às condições climáticas. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado apresentou média de R$ 2,6201/litro, alta de 3,91% em relação a outubro. Já o anidro registrou média de R$ 2,8828/litro, avanço de 2,41% no mesmo período.

Segundo os pesquisadores, o desempenho positivo está relacionado ao impacto das chuvas em regiões produtoras, como Goiás, Minas Gerais e São Paulo, que dificultaram a colheita e a moagem da cana-de-açúcar, reduzindo a oferta de etanol no mercado. Por outro lado, os demandantes mantiveram-se ativos, especialmente no mercado spot, impulsionados pelos feriados de novembro e pelas expectativas de consumo nas festividades de fim de ano.

O volume de etanol hidratado captado no segmento produtor foi o quarto maior da atual temporada e o mais elevado para novembro desde 2020. Este cenário reflete o aquecimento do mercado e as perspectivas otimistas para dezembro, mesmo com a proximidade do encerramento da safra 2024/25 no Centro-Sul.

No acumulado da safra 2024/25, os preços dos etanóis também superaram os registrados no mesmo período da safra 2023/24, com avanços de 0,26% para o anidro e de 2,03% para o hidratado.

Com informações do Cepea
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...