Conecte-se conosco
 

Destaque

DMB comemora 60 anos de pioneirismo no mercado canavieiro em meio a alta demanda do setor

Publicado

em

Em plena safra de cana-de-açúcar, a companhia, que completou aniversário no início de agosto, se prepara para as demandas urgentes e programadas tanto para implementos como plantio mecanizado de cana

Nascer especializada na fabricação de tecnologias para o segmento canavieiro, atender exclusivamente este setor, se manter viva durante 60 anos e, ainda por cima, com crescimento contínuo, não é para qualquer empresa. Mas a DMB Máquinas, conseguiu com sucesso se consolidar como uma das mais importantes empresas fornecedoras de implementos agrícolas para o segmento canavieiro e ainda esteve na vanguarda do plantio mecanizado de cana-de-açúcar, sendo pioneira no desenvolvimento das plantadoras.

Hoje, com uma indústria localizada em uma planta de 50 mil m2 quadrados em Sertãozinho, SP, a DMB vem operando mais horas por dia para conseguir atender os pedidos por equipamentos agrícolas para a produção de cana-de-açúcar. As linhas e os turnos de produção tiveram que aumentar e, com mais trabalho, foi preciso contratar mais gente. O número de funcionários da companhia – líder do segmento de implementos e plantadoras de cana e que acaba de completar 60 anos – saltou para quase 300 colaboradores nos últimos dois anos.

“Tivemos que contratar nestes últimos dois anos mais gente. Tínhamos 200 colaboradores e estamos chegando a cerca de 300 colaboradores em 2024”, disse Kléber Aparecido da Silva, gestor de Recursos Humanos da DMB.

A expectativa é que o mercado continue aquecido para os próximos anos, o que pode gerar mais empregos na indústria, uma oportunidade para quem quer se qualificar. Hoje, para operar um maquinário que custa milhões de reais é preciso ter até curso de programação.  “O RH tem encontrado dificuldade em mão de obra qualificada, por isso, incentivamos nossos colaboradores a estudarem e se capacitarem, porque, quando chegar a oportunidade, eles estarão preparados para os cargos que irão surgir na empresa”, adiciona o gestor de RH da DMB.

Hoje a companhia conta com uma indústria instalada em uma planta de 50 mil m2 quadrados, que produz além de implementos para manejo dos canaviais, plantadoras de cana de última geração, gerando cerca de 300 empregos para a cidade de Sertãozinho, SP

A retomada do setor sucroenergético gera empregos, movimenta a economia e mexe com o trabalho de quem está no campo. Cada vez mais as indústrias canavieiras têm investido em tecnologias para melhorar a produtividade agrícola. A safra 2024/25 de cana segue a todo vapor e, de acordo com o mais recente levantamento da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia), até a segunda quinzena de julho, a moagem do Centro-Sul atingiu 332,88 milhões de toneladas, em comparação às 312,12 milhões de toneladas registradas no mesmo período no ciclo 2023/2024 – um avanço de 6,65%.

Ao longo dos últimos anos, usinas e produtores de cana-de-açúcar vêm se adaptando as mudanças e a mecanização das operações, buscando tecnologias que também contribuam com a produtividade dos canaviais. “Com as mudanças que tivemos no setor, tivemos que acompanhar 100% a questão da colheita mecanizada e da palhada que sobra no campo para o desenvolvimento de novos equipamentos, o que foi extremamente importante para o setor canavieiro”, disse Rodrigo Carvalho, gestor Comercial da DMB.

Um dos principais desafios a partir de agora para usinas e produtores de cana são o controle de pragas e os tratos de cana soca. Segundo Auro Pardinho, gerente de Marketing da DMB Máquinas, algumas operações importantes como adubação de soqueira, aplicação de inseticidas para o controle de sphenophorus, uma das pragas mais importantes dos canaviais, e o corte de soqueira em áreas de renovação, precisam ser olhadas com muita atenção.

De acordo com o especialista da DMB, agora é um momento chave para a realização do controle do sphenophous, praga que pode causar prejuízos como a redução da produtividade da cana em até 30 t/ha. “O controle mecânico é uma das formas de controle dessa praga neste período pós-colheita. Além do desenleiramento da palha depositada na linha, costuma-se realizar o controle químico com o uso de cortadores de soqueiras. Para isso, desenvolvemos modelos de aplicadores de inseticidas em soqueira que contribuem para maior eficiência no controle desta praga”, destaca.

Hora de planejar o a plantio de cana

O plantio mecanizado da cana-de-açúcar, que avançou quase 17,5% em 2024, para 67,2% até o mês de março de 2024, será uma demanda ainda maior para a próxima temporada devido a questão da falta de mão de obra para operações manuais. Pode parecer cedo, mas é agora que as usinas e produtores de cana que fazem o plantio mecanizado de cana, começam a planejar a sua compra de plantadoras para a próxima temporada. A DMB, que atende o mercado com modelos de plantadora, com destaque para a PCP 6000 automatizada, garante que vai atender toda a demanda esperada até dezembro deste ano.

“Notamos um grande crescimento na procura por máquinas para o plantio mecanizado e a expectativa é de crescimento ainda maior do mercado para a próxima safra. Estamos preparados para atender pedidos até dezembro deste ano, garantindo entregas de máquinas bem antes do início da temporada de plantio, que ocorre entre fevereiro e abril/maio”, afirma Pardinho.

A automação, inovações em componentes e adição de dispositivos que preparam o solo, aplicam insumos e realizam uma operação mais completa, é a aposta da DMB Máquinas, hoje líder no seguimento de plantadoras, para a alta performance do plantio. Os sensores disponíveis na PCP 6000 Automatizada não só reduzem as falhas como conferem melhor controle da distribuição de toletes. Outras modificações como ajustes feitos nos elevadores para que o fluxo de toletes seja mais uniforme e sejam melhor distribuídos nas canaletas de distribuição nos sulcos de plantio e o sulcador com dispositivo destorroador, removendo torrões e deixando o solo mais preparado e sem bolsões de ar para disposição dos toletes, também contribuem para a redução no índice de falhas.

“Os sensores da PCP6000 fazem com que a máquina, ao detectar automaticamente uma falha no plantio, faça a parada da operação, obrigando o operador a voltar com a máquina ao local exato da falha para refazer o plantio, o que tem reduzido os índices para abaixo de 3%. Inclusive, muitos clientes nossos chegam a um índice de 0,5%”, destaca Pardinho.

60 anos de inovação e pioneirismo

No dia 05 de agosto de 2024 a DMB completou 60 anos. A história da companhia começou em 1964, em Sertãozinho, SP e foi repleta de muitos desafios, mas de muito crescimento e sucesso também.  Alberto Borges, fundador da DMB Máquinas, diz que é um momento não só especial pela comemoração dos 60 anos, mas de realização de um sonho que se tornou realidade.

“Para chegarmos até aqui e nos tornarmos pioneiros no segmento de implementos e plantio de cana-de-açúcar, o trabalho e a dedicação das pessoas que passaram pela companhia ao longo de nossa trajetória foi primordial. Celebramos nossos 60 anos ao lado de nossos colaboradores, clientes e parceiros com vistas no futuro e na continuidade do desenvolvimento de novas tecnologias que colaborem com esse setor tão importante que é o sucroenergético.”

 

Primeiro prédio da DMB, fundada no dia 05 de agosto de 1964, em Sertãozinho, SP. 

Pardinho, hoje um dos principais porta-vozes da companhia, diz que este ano é muito especial não só pelo aniversário em si, mas por marcar a consolidação e liderança da companhia no mercado de plantio mecanizado e implementos.

“Os 60 anos da DMB são só o começo. Estamos sempre antenados nas últimas tendências e necessidades de nossos clientes para desenvolver as soluções mais completas e que tragam eficiência, redução de custos e maior sustentabilidade na produção canavieira.”

Na semana passada, a companhia realizou uma celebração para todos os seus colaboradores, que foram homenageados pelo trabalho que desempenham para a DMB. Durante o evento, sorteios de prêmios foram realizados.

Fotos de alguns dos colaboradores que foram premiados no sorteio realizado no evento de comemoração de aniversário de 60 anos da DMB, realizado na segunda semana de agosto

Luiz Carlos Borges, diretor de Produção Industrial da DMB Máquinas, afirma que os 60 anos consolidam a DMB realmente como a marca da cana. “Acompanho desde muito cedo essa história e tenho orgulho de fazer parte de uma empresa tão sólida e inovadora. Esse aniversário é um marco histórico e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. De inovação, da pesquisa e desenvolvimento, da valorização da nossa equipe de colaboradores, sempre buscando a melhoria dos nossos produtos e serviços com foco no cliente e na solução dos seus problemas”.

Roberto Tadeu Faria da Silva, diretor Comercial da DMB, afirma que chegar aos 60 anos é comemorar a concretização de um projeto de sucesso. “A DMB se tornou líder no mercado de implementos e plantadoras de cana-de-açúcar e sempre se preocupou em, antes de tudo, ouvir seus clientes para desenvolver as melhores soluções. Nossa meta é continuar caminhando de mãos dadas com nossos clientes para trazer tecnologias que colaborem com a produtividade dos seus canaviais.”

Natália Cherubin para RPAnews
Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading