Conecte-se conosco
 

Destaque

Em quatro anos, Raízen reduz seu uso de água em 4,5 bilhões de l

Publicado

em

Ao completar quatro anos, o ReduZa, programa criado pela Raízen que visa a redução da captação do consumo de água de fontes externas, chega a safra 2019/20 com ótimos índices, alcançando a marca média de todas as suas unidades industriais de 0,76 m3 de água captada por tonelada de cana-de-açúcar moída. Nos últimos oito anos a Raízen já reduziu em 50% o consumo total de água.

Em números absolutos, isso significa que a Companhia teve uma captação de 4,5 bilhões de litros a menos, quando comparado a safra anterior. Esse montante é equivalente ao volume de 1.819 piscinas olímpicas, ou mesmo o consumo de água anual de uma cidade com 113 mil habitantes (considerando a recomendação da ONU de 110 litros/dia por habitante). Isso representa uma real redução de efluentes líquidos, gerando assim maior contribuição ambiental.

Mais energia com reaproveitamento de água 

Através do reaproveitamento de águas quentes geradas pelas caldeiras das usinas da Companhia, o programa foi responsável por gerar uma quantidade adicional de energia elétrica sustentável, obtida pela queima do bagaço da cana-de-açúcar de 307mil MWh, correspondente ao consumo de uma cidade com 120 mil habitantes durante um ano (referência de 2.553 kWh por habitante).

Criado pela Raízen na safra 15’16, o programa alcançou não só números relevantes, como também premiações reconhecidas no mercado nacional e internacional. Pelos resultados já obtidos, a Raízen recebeu da FIESP -Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – menção honrosa e foi vencedora, em 2017, do 12 º Prêmio de Conservação e Reúso de Água, que homenageia empresas que se utilizam de boas práticas na redução do consumo e desperdício hídrico.

O destaque principal, no entanto, veio com a premiação do Bonsucro Inspire Awards 2019, um dos principais prêmios internacionais sobre políticas sustentáveis. O projeto foi selecionado na categoria “Ground Breaking Innovations” (em tradução livre “grandes inovações”), por conta dos ganhos significativos que a empresa teve desde a implantação do programa.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading