Home Últimas Notícias Empresa inicia a comercialização de etanol hidratado de soja
Últimas Notícias

Empresa inicia a comercialização de etanol hidratado de soja

Compartilhar

A Caramuru Alimentos, uma das líderes no mercado de processamento de soja, milho, girassol e canola, anuncia que iniciou a comercialização do etanol hidratado de soja produzido em seu complexo industrial em Sorriso, no Mato Grosso.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar que a Caramuru passa agora também a comercializar o etanol de soja. Essa nova atividade confirma o nosso espírito de sempre buscar soluções novas dentro do setor, ampliando a nossa atuação e ocupando espaços relevantes dentro do agronegócio”, diz o diretor presidente da Caramuru, Júlio Costa.

Segundo a empresa, a nova atividade atende uma tendência mundial. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), a demanda por biocombustíveis deve crescer cerca de 22% nos próximos quatro anos, o que equivale a 35 milhões de litros anuais durante o período de 2022 a 2027.

A unidade industrial instalada em Sorriso tem capacidade anual para 9,5 milhões de litros de etanol hidratado. Destes, 72% serão comercializados no mercado interno brasileiro e 28% serão consumidos na planta, como insumo.

Benefícios regionais e produção sustentável

De acordo com a companhia, a região também se beneficiará com o processo. A ampliação do complexo industrial da Caramuru em Sorriso envolveu a criação de 60 novos empregos diretos e 200 indiretos.

Além de girar a economia local, a unidade também tem um viés mais sustentável. Além de minimizar os impactos ambientais, a produção de etanol de soja na indústria reduz a dependência do combustível gerado por outras matérias-primas e evita novas emissões de CO2, além de aumentar a oferta de combustíveis não-fósseis.

Outro ponto levantado pela companhia é que a transformação do melaço em etanol representa um aumento do valor agregado do produto, o que reduz custos e aumenta receitas. Atualmente, as empresas precisam comprar etanol no mercado e utilizá-lo como solvente para produzirem o concentrado proteico. Com a produção própria de etanol, as indústrias de SPC conseguem eliminar a necessidade de compra do insumo.

Na unidade, a empresa já produz farelo de soja, óleo, lecitina e SPC. Ao processar a soja, serão produzidos simultaneamente energia elétrica (através da cogeração), biodiesel e etanol hidratado.

Outros usos dentro da indústria

O projeto é tido como pioneiro e foi financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação. A planta é uma das primeiras no Brasil e no mundo a produzir etanol de soja em escala comercial.

O etanol hidratado, além de ser usado como combustível para veículos, na sua forma pura, é também matéria-prima industrial, largamente utilizado na fabricação de perfumes, materiais de limpeza, solventes e tintas.

Informações da Caramuru Alimentos
Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasAgrícola

Irrigação por gotejamento eleva em média 50% a produtividade da cana

Tecnologia também pode contribuir para dobrar a longevidade produtiva do canavial e...

Últimas Notícias

Uberaba amplia área de cana-de-açúcar em 7,6 mil hectares em 2026 e registra queda nos grãos

A área plantada com cana-de-açúcar em Uberaba cresceu 7,6 mil hectares em...

Últimas Notícias

Produção de açúcar do Centro-Sul cai quase 5% na 2ª quinzena de agosto, indica governo

A produção de açúcar do Centro-Sul do Brasil caiu cerca de 4,8%...

Últimas Notícias

Nos EUA, comissão de agricultura do Senado aprova E15 durante todo o ano

A Comissão de Agricultura do Senado dos Estados Unidos aprovou na quarta-feira,...