Conecte-se conosco
 

Usinas

Entidade lança campanha contra os incêndios criminosos

Publicado

em

O setor sucroenergético de Minas Gerais, com 36 usinas em produção, tem arcado com grandes prejuízos causados pelos incêndios criminosos nas lavouras de cana-de-açúcar, principalmente, no período de julho a agosto. Um levantamento feito pela Associação das Indústrias Sucroenergéticas de MG (SIAMG), mostrou que nas duas últimas safra o valor das perdas alcançou R$ 46 milhões.

Para tentar frear e prevenir os incêndios criminosos e também acidentais, a entidade formalizou uma parceria inédita este ano com o Corpo de Bombeiros Militar de MG (CBMM),  a TV Integração e o Senar-MINAS, para o desenvolvimento de uma campanha de Prevenção e combate aos incêndios, principalmente, na região do Triângulo Mineiro, onde têm as maiores ocorrências.

O setor vem sofrendo grandes perdas com incêndios criminosos na cana que será colhida, na lavoura que está em processo de crescimento e brotação, já que a palhada que fica no solo também queima. “Estamos fazendo a nossa parte, mas o número e a gravidade dos incêndios têm aumentado e cada vez mais é preciso alertar sobre isso”, diz o presidente da SIAMIG, Mário Campos.

A SIAMIG apoiou a produção de um vídeo para o CBMM, alertando para o risco e a necessidade da denúncia dos incendiários, chamando a atenção, também, para atitudes inconsequentes, como jogar tocos de cigarro na beira da estrada, deixar o lixo na mata, com o mote “Irresponsabilidade que mata”.

O vídeo está sendo veiculado neste final de julho e em agosto pela TV Integração em Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba e Araxá, numa área de cobertura em torno de 233 municípios. Foram produzidos também posts para a rede social, chamando a atenção para os prejuízos econômicos, ambientais e a necessária educação para o cuidado com o fogo desde a infância.

A SIAMIG formalizou, também, uma parceria inédita entre o Senar-Minas e o Corpo de Bombeiros para realização do “Treinamento Prevenção e Combate a Incêndio em Canavial” para os colaboradores das usinas associadas. A previsão de início das aulas online é na primeira semana de agosto.  A duração do curso é de 20 horas entre aulas teóricas e prática.

 

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading
Publicidade