Home Agrícola Especialista diz que tempo seco não teve efeito ruim na safra atual, mas pode afetar a próxima
AgrícolaNegóciosOpiniãoUsinas

Especialista diz que tempo seco não teve efeito ruim na safra atual, mas pode afetar a próxima

Compartilhar

O ano mais seco do que o normal deve ter pouco efeito na safra 2020/21 de cana-de-açúcar no Brasil, de acordo com o presidente da consultoria Datagro, Plinio Nastari. Ele afirmou ao Broadcast Agro, no entanto, que o tempo menos úmido pode afetar a safra seguinte, 2021/22, que começa em abril do ano que vem, a depender de como será o verão. “O destino da safra 2021/22 vai depender do clima”, afirmou.

“Este ano foi relativamente mais seco do que o normal”, disse ele. “Esse é o motivo para a concentração de açúcares na cana estar mais alta. E felizmente, o rendimento agrícola também está mais alto. Então é um ano de produção boa”, prosseguiu.

No entanto, ele fez duas ressalvas: primeiramente, o ano seco atrasou o desenvolvimento fisiológico da cana-planta – a do primeiro corte – e da cana soca em decorrência da falta de chuvas. Além disso, houve aumento nos incêndios – “tanto os naturais quanto os criminosos” -, o que prejudica a cana em brotação. “Isso afeta o desenvolvimento, porque quando pega fogo há falha de brotação e tem que começar do zero”, afirmou. As chuvas nos últimos dias, diz ele, foram positivas, mas ainda limitadas para compensar o efeito da seca.

“Regra geral, impacto do clima este ano não é impacto negativo, que afete a produção no ano. Mas chama a atenção para o ano que vem”, disse Nastari. “Já está determinado que ano que vem vai ser afetado? Ainda não, porque tudo vai depender do clima agora no verão de novembro a março próximos.”

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
OpiniãoÚltimas Notícias

Açúcar: quando o preço encosta no custo, a assimetria começa

O mercado futuro de açúcar em NY encerrou a sexta-feira com o...

OpiniãoDestaqueÚltimas Notícias

O futuro do RAIZ em análise: o que uma possível separação do Agro e da Energia revelaria sobre o valor real da Raízen

Nos bastidores do mercado, cresce a análise sobre uma eventual avaliação estratégica...

OpiniãoÚltimas Notícias

O que está por trás dessa “subida na bolsa” da Raízen?

Na semana passada, escrevi sobre os bastidores da reunião entre Shell e...

OpiniãoÚltimas Notícias

Etanol: um século de inovação brasileira na descarbonização dos transportes

Há mais de cem anos, o Brasil iniciou uma trajetória única e...