Home Indústria Etanol: ataques contra a Arábia Saudita refletem no preço
IndústriaMercadoNegóciosOpinião

Etanol: ataques contra a Arábia Saudita refletem no preço

Share
Share

O preço do etanol reagiu aos atentados ocorridos em refinarias da Arábia Saudita. Números do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), mostram que o valor do combustível chegou a R$ 1,784 por litro. Cerca de 1,85% a mais do que na última sexta-feira.

De acordo com o instituto, a alta ocorre devido a uma expectativa de elevação da demanda desse combustível. Isso por conta do possível aumento nos preços internos da gasolina.

Leia também: etanol de milho cresce e ganha fatia de mercado

Para Antonio Padua Rodrigues, diretor da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), a alta é um movimento normal de mercado, que está com a demanda bastante aquecida.

O preço e suas oscilações

Diferentemente do que ocorre com os valores da gasolina e do diesel, o preço do etanol não sofre nenhum tipo de regulação ou política institucional e oscila livremente. O setor se encaminha para a parte final da colheita. Diante de uma oferta aquecida, afirma a Unica, os ajustes vão ser feitos via mercado.

A safra 2019/20 de cana-de-açúcar tem um foco mais alcooleiro do que açucareiro. A demanda interna tem permitido às usinas valores melhores para o etanol do que para o açúcar, devido ao preço fraco deste no mercado externo.

Os dados mais recentes da Unica indicam que, de cada 100 toneladas de cana colhidas na região centro-sul neste ano, pelo menos 64,5 delas vão para a fabricação do combustível.

Mesmo com a forte demanda, a boa oferta de etanol hidratado tem mantido os preços do combustível favoráveis aos consumidores.

No estado de São Paulo, os preços do etanol correspondem a apenas 64,4% dos da gasolina. Segundo especialista, quando essa relação fica abaixo de 70%, a utilização do etanol hidratado é mais vantajosa do que a da gasolina.

Por fim, cálculos da Unica mostram que 50% da frota brasileira de veículos está localizada em municípios com paridade de preços entre etanol hidratado e gasolina abaixo de 67%.

 

Share
Artigo Relacionado
fertilizantes
OpiniãoAgrícola

[Opinião] Os fertilizantes são essenciais para sustentabilidade do agro

Ricardo Tortorella** O novo conteúdo da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços...

OpiniãoAçúcar

[Opinião] Açúcar: safra, Índia e fundos: tudo pode mudar

O mercado de açúcar encerrou a semana com um tom mais positivo,...

OpiniãoÚltimas Notícias

[Opinião] Açúcar: nunca um momento de calmaria

Diante da elevada incerteza que domina os mercados globais, impulsionada pela política...

AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Rali do preço do açúcar bruto deve ter vida curta conforme oferta melhora

A recente alta de preços que levou os futuros do açúcar bruto...