Home Últimas Notícias Fabrica de etanol da Be8, em Passo Fundo, recebe licença ambiental de instalação
Últimas Notícias

Fabrica de etanol da Be8, em Passo Fundo, recebe licença ambiental de instalação

A planta da Be8 tem investimento superior a R$ 1 bilhão e deve suprir 23% da demanda de biocombustíveis do estado.
Compartilhar

Be8 recebeu, na última quarta-feira, 24, a Licença Ambiental de Instalação (LI) para a fábrica de etanol que construirá em Passo Fundo. O documento foi oficialmente entregue pelo presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam), Renato Chagas, a executivos da Be8, em Porto Alegre.

O Licenciamento Ambiental é o procedimento administrativo por meio do qual o órgão ambiental licencia localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais. Já a liberação da Licença de Instalação permite à empresa dar início às obras.

“Essa data é superimportante para nosso projeto e, sendo assim, seguimos orgulhosos de cumprir mais essa etapa de liberação ambiental, que nos credencia a começar as obras que vão trazer a produção de etanol para o estado do Rio Grande do Sul, além de gerar empregos e de ser oportunidade viável de renda para o agricultor com a cultura de cereais de inverno”, disse Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8.

A nova planta de etanol é a primeira de grande porte no Estado e produzirá o biocombustível a partir de cereais de inverno, como trigo, cevada, triticale e sorgo. A unidade também será a primeira a produzir glúten vital no Brasil.

O etanol da Be8 poderá ser tanto anidro (adicionado à gasolina) quanto hidratado (consumo direto). A capacidade de produção é de 209 milhões de litros de etanol ao ano, representando 20% da demanda do RS, que hoje depende da importação do combustível.

As primeiras atividades de terraplanagem da unidade estão estimadas para começar em junho. Já a operação está prevista para começar em 2026. O investimento previsto é de R$ 1 bilhão.

“Esse empreendimento vai ao encontro dos compromissos ambientais assumidos pelo Estado. Etanol é um combustível que o Rio Grande do Sul tem potencial de produzir e que vai auxiliar na descarbonização da nossa matriz energética”, avaliou a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann.

Compartilhar
Artigo Relacionado
geada cana
Últimas Notícias

Geadas podem impactar significativamente canaviais, de acordo com StoneX

Levantamento da StoneX mostra como geadas e temperaturas abaixo de 5 °C...

Últimas Notícias

CRV Industrial recebe executivos da Wilmar International e reforça parcerias estratégicas

Visita de representantes da Nova Zelândia e do Brasil destaca integração global...

DestaqueÚltimas Notícias

Chuvas impactam colheita e moagem atinge 38,78 milhões de toneladas no início de junho

Na primeira quinzena de junho, as usinas da região Centro-Sul processaram 38,78...

Últimas Notícias

E30 eleva demanda por etanol em 1 bi L na safra, mas sem afetar preço, prevê Cerradinho

A CerradinhoBio estima um crescimento significativo na demanda por etanol a partir...