Home Últimas Notícias Fazenda com maquinários a biocombustível quer ser modelo sustentável no Brasil
Últimas Notícias

Fazenda com maquinários a biocombustível quer ser modelo sustentável no Brasil

Compartilhar

Área de lavoura de 230 hectares será utilizada para plantio de grãos para biocombustíveis e pesquisas de desenvolvimento genético

O empresário Erasmo Battistella, CEO da Be8 e da holding ECB Group, anunciou nesta quarta-feira, 27, o investimento na Fazenda Compostela, área de lavoura com 230 hectares que será sede de pesquisa na produção agrícola.

O local fica às margens da BR-285 e será utilizado para o plantio de grãos, como soja e milho (verão), e trigo e triticale (inverno). Outra parte será destinada para estudos em culturas oleaginosas para biocombustíveis, além do desenvolvimento genético com instituições de pesquisa e ensino.

Para garantir a sustentabilidade da produção, todo o maquinário agrícola será abastecido exclusivamente com o Be8 BeVant, novo biocombustível patenteado pela Be8 que pode substituir totalmente o diesel.

A fonte de energia atende a demandas dos setores de logística, de transportes coletivos e de cargas nos modais rodoviário, hidroviário, marítimo e ferroviário, assim como equipamentos para a produção de minérios.

“Esse biocombustível foi desenvolvido aqui em Passo Fundo e é possível utilizar em todos os motores a diesel. Nosso objetivo é utilizar o que há de mais avançado em tecnologia, insumos, culturas e sistemas de manejo, que vão tornar esta fazenda um modelo de alta produtividade e de prática agrícola no Brasil”, disse Erasmo Battistella.

A fazenda é um plano antigo do empresário. Há 20 anos, quando houve a criação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) e a fundação da Be8 (então BSBIOS), Battistella almejava ver a produção da soja realizar o ciclo completo de transformação, com o biocombustível abastecendo as máquinas e implementos agrícolas.

“Entendemos que o mundo precisa de alternativas e trabalhamos com diferentes combustíveis para atender as necessidades de diferentes clientes”, disse o vice-presidente de marketing e vendas para América Latina da John Deere, Antonio Carrere.

“O lançamento do novo biocombustível Be8 BeVant representa um passo significativo no apoio aos clientes que utilizam máquinas nos setores agrícola, de construção e pavimentação”, comentou o CEO da SLC Máquinas, Anderson Strada.

Com informações da Zero Hora
Compartilhar

Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Moagem no Centro-Sul alcança 600 milhões de t na safra 2025/26, apesar de leve queda anual

Volume acumulado da safra até 1º de janeiro recua 2,28% em relação...

projeto
Últimas Notícias

Brazil Sugarcane leva empresas brasileiras à Bolívia para agenda técnica e comercial

Missão inclui visitas a usinas e participação no simpósio ATACBOL, de 27...

Últimas NotíciasDestaque

Goiás atrai R$ 1,4 bilhão do BNDES e reforça liderança na produção de biocombustíveis

Goiás consolidou em 2025 sua posição como um dos principais polos de...

Últimas Notícias

Produção recorde da Índia reforça viés baixista do açúcar no mercado global

Avanço produtivo indiano em 2025/26 se soma à oferta robusta do Brasil...