Home Últimas Notícias Fernando Haddad e distribuidoras discutem aspectos do RenovaBio
Últimas Notícias

Fernando Haddad e distribuidoras discutem aspectos do RenovaBio

Renovabio
Compartilhar

Federação Nacional das Distribuidoras quer transferir obrigatoriedade de compra dos créditos de descarbonização para refinarias

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu-se nesta quinta-feira, 15, com o presidente da Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis (Brasilcom), Maurício Rejaile, e o vice-presidente Abel Leitão, para discutir aspectos do programa nacional de incentivo à produção de biocombustíveis.

A federação argumenta que alguns pontos do RenovaBio prejudicam as pequenas distribuidoras, pois o programa obriga a compra dos créditos de descarbonização emitido pelas usinas de etanol e outros biocombustíveis. Segundo a entidade, quem deveria pagar essa conta é o elo mais poluente da cadeia do segmento, as refinarias.

Rejaile afirmou que os dados apresentados na reunião surpreenderam o ministro, que não conhecia integralmente o programa. Na visão do executivo, Haddad considerou justas as reivindicações do setor e se comprometeu a apresentar mudanças que aprimorem o mercado de distribuição.

“O ministro se mostrou bastante interessado em nossas reivindicações e até surpreso com alguns fatos apresentados. Disse que vai atuar junto ao governo na busca para uma solução justa e que atenda ao setor”, disse Rejaile.

A federação diz que a modelagem do programa prejudica as pequenas distribuidoras, que pagam os créditos e acumulam dificuldades operacionais com a despesa. O resultado é uma dificuldade a mais na entrada de novos players no mercado.

A Brasilcom também pleiteia que os créditos de carbono do RenovaBio sejam incorporados ao programa nacional de mercado de carbono. Isso porque o marco regulatório, que tramita no Senado na forma do PL (Projeto de Lei) 2.148 de 2015, determina que mais as fontes que poluem devem compensar as emissões com a compra de títulos.

Poder 360/ Eric Napoli

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Saldo global de açúcar para 2025/26 deve ter superávit de 3,04 milhões de t, mais modesto que o esperado

Relatório da StoneX projeta aumento de 5% na produção mundial; produção da...

Últimas Notícias

Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da mobilidade sustentável

Tema será discutido em série de painéis dentro do novo espaço FenaBio...

Últimas Notícias

São Paulo lança consulta pública para criar certificado de garantia de origem do biometano paulista

Objetivo é estabelecer mecanismo estadual para incentivar produção e consumo do combustível...

Últimas NotíciasAgrícolaDestaque

ATR deve cair para R$ 1,15/kg na safra 2025/26, prevê Pecege

A safra 2025/26 deve registrar nova queda no preço do ATR (Açúcar...