Home Últimas Notícias Fertilizantes: agricultor tem momento favorável para compra de fertilizantes
Últimas Notícias

Fertilizantes: agricultor tem momento favorável para compra de fertilizantes

Compartilhar

O momento é favorável para os agricultores que precisam comprar fertilizantes. De acordo com o  Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF), em janeiro de 2024 ficou em 0.95, número 4% menor sobre igual período do ano anterior.

O indicador aumentou em média 7% sobre o verificado em dezembro. Nos níveis atuais, a relação de troca dos principais produtos continua favorável. Durante o ciclo, houve pequena queda nas médias de preços dos fertilizantes e das commodities agrícolas, ambos considerados no cálculo, e quanto menor o IPCF, melhor é a relação de troca para o agricultor rural, especialmente quando fica abaixo de 1.

A diminuição nos preços das commodities, com destaque para a soja (-10%), contribuiu para essa queda. Os últimos anúncios feitos pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) trazem números promissores para a próxima safra da oleaginosa brasileira. Esse fator, aliado a um período de baixa demanda chinesa e expectativas de uma excelente safra na Argentina, tem pressionado os preços, causando essa contração. Os preços do milho (+1%), algodão (estável) e cana-de-açúcar (-2%) tiveram variações mínimas em relação a dezembro. A safrinha ainda é uma incógnita, aguardando relatórios da Conab e do USDA neste mês.

Apesar das preocupações geopolíticas, o câmbio permaneceu estável, reagindo favoravelmente em um cenário de menor risco global. O agronegócio não foi diretamente impactado pelos conflitos entre Hamas e Israel até o momento, mas a situação é monitorada com atenção.

Os preços de fertilizantes se mantiveram estáveis, com pequenas correções para baixo em relação ao valor do potássio durante o período de baixa atividade nas compras e estoques confortáveis no país. Já os nitrogenados apresentaram elevada recuperação, devido aos preços descontados que o Brasil oferecia comparados com outras geografias mais rentáveis, alinhado a uma demanda concentrada para a safrinha em um horizonte curto de tempo, fazendo as poucas toneladas disponíveis serem valorizadas.

O foco do mercado está na colheita da soja no Brasil e no início do plantio das safrinhas de algodão e milho. Embora as produtividades iniciais no Mato Grosso sejam baixas, consultorias estão otimistas. A relação de troca do milho é favorável, incentivando os produtores a realizar negócios rapidamente, assim como foi com a soja, onde os agricultores observaram uma relação de troca com fertilizantes positiva.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Atraso na moagem pode deixar até 54,5 milhões de toneladas de cana-bis no Centro-Sul

Consultoria projeta moagem entre 622 milhões e 643,3 milhões de toneladas em...

Últimas Notícias

Fitch rebaixa rating da Raízen para default restrito após aprovação de plano de reestruturação

Agência considera que suspensão de pagamentos e capitalização de juros configuram inadimplência...

Últimas Notícias

Copersucar inicia fornecimento regular de etanol para navios no Porto de Santos

Após operação pioneira em julho, abastecimento passa a integrar a rotina de...

Últimas Notícias

Açúcar cai ao menor nível em duas semanas em NY, pressionado por fundos e maior oferta

Melhora do clima no Centro-Sul do Brasil e decisão da Índia ampliam...