Home Últimas Notícias Fertilizantes: redução da demanda pressiona os preços dos macronutrientes
Últimas Notícias

Fertilizantes: redução da demanda pressiona os preços dos macronutrientes

Concept of role and importance of fertilisers in Agriculture. It plays vital role in plant growth.
Compartilhar

A demanda dos principais macronutrientes continua fraca com o final do plantio das safras indianas e de soja no Brasil, o que reduz os preços no mercado internacional. Com exceção do MAP, os outros macronutrientes permanecem pressionados, o que deve seguir no próximo, até os EUA e a China começarem as aquisições em meados de fevereiro.

No mercado de nitrogenados, os preços da ureia desvalorizaram por dois principais motivos. O primeiro é a redução da demanda sazonal de Índia, com o final do plantio das duas safras, e no Brasil, com a diminuição dos investimentos com as perspectivas ruins para a safrinha. O segundo é a redução das cotações de gás natural, em função da menor demanda pelo Hemisfério Norte com as temperaturas mais amenas. As perspectivas são de preços enfraquecidos com a demanda menor até o início das compras de EUA e China em meados de fevereiro.

Nos fosfatados, mesmo com a demanda enfraquecida no momento, as restrições de exportação do macronutriente chinês fortaleceram os preços internacionais do MAP, dada a redução da disponibilidade no mercado global. No Brasil, a tendência é de preços estáveis com a diminuição das compras e redução da oferta global. Os preços internacionais de MAP podem continuar sustentados com a redução das exportações da China, que visa abastecer o mercado interno.

Em relação aos potássicos, também há poucos negócios acontecendo com redução da demanda. Os preços vêm desvalorizando, porém menos que nos nitrogenados dada a concentração dos vendedores. A perspectiva é de preços mais baixos no início de 2024 com as aquisições em volumes baixos até o início das compras de EUA e China. O ponto de atenção serão as compras chinesas, dado que, de janeiro à novembro, o país importou cerca de 10,4 milhões de toneladas de Cloreto de Potássio, representando 32,5% a mais que a média dos últimos 4 anos, o que pode indicar compras menores do país em 2024.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
OpiniãoÚltimas Notícias

O que está por trás dessa “subida na bolsa” da Raízen?

Na semana passada, escrevi sobre os bastidores da reunião entre Shell e...

MilhoÚltimas Notícias

Inpasa envia primeira carga de DDG de milho brasileiro à China

Exportação de 62 mil toneladas de DDG ocorre após abertura do mercado...

Últimas NotíciasDestaque

Produção de etanol pode atingir maior nível em 21 anos na safra 2026/27

Oferta no Centro-Sul deve somar 36,9 milhões de m³; expansão do milho...

Últimas Notícias

Agro sustenta superávit de US$ 4,3 bilhões em janeiro; açúcar recua em valor com queda de preços

O agronegócio foi decisivo para que o Brasil iniciasse 2026 com superávit...