Home Últimas Notícias FS se une a startup finlandesa para transformar vinhaça em proteína funcional
Últimas Notícias

FS se une a startup finlandesa para transformar vinhaça em proteína funcional

FS
Compartilhar

A FS, uma das maiores produtoras de etanol do Brasil, está apostando na biotecnologia para agregar valor ao milho de segunda safra e ampliar seu portfólio na área de nutrição animal. Em parceria com a startup finlandesa Enifer, a companhia informou, em nota, que avança no desenvolvimento de um ingrediente funcional inovador a partir da vinhaça – resíduo da produção de etanol – utilizando um fungo.

A tecnologia é inédita no Brasil e foi redescoberta pela Enifer em 2020, após ter sido utilizada na Europa nas décadas de 1970 e 1980. “Estamos agregando valor adicional ao milho de segunda safra ao desenvolver uma solução relevante e inovadora para a nutrição animal, utilizando uma matéria-prima preexistente e sem comprometer a produção de DDG”, afirmou, na nota, o CEO da FS, Rafael Abud.

Segundo o vice-presidente de Sustentabilidade e Novos Negócios da FS, Daniel Lopes, os estudos começaram em 2022 com apoio de universidades brasileiras e, agora, evoluem para a construção de uma planta piloto, prevista para iniciar testes em 2026.

“Iniciaremos a construção da nossa planta piloto com o intuito de escalar o processo e validar o produto como uma solução funcional de alto desempenho para o mercado de nutrição animal”, explicou.

A inovação também conta com respaldo financeiro. O projeto foi aprovado no edital Mais Inovação Brasil e receberá R$ 9,8 milhões da Finep, que serão aplicados no desenvolvimento de etapas críticas do processo de fermentação. A planta piloto terá capacidade inicial de 500 toneladas por ano, com projeção de alcançar 10 mil toneladas anuais em escala industrial.

A FS já utiliza a vinhaça para produção de DDG. O novo processo será integrado à produção de etanol, reforçando o esforço da empresa em extrair o máximo valor do milho.

A companhia planeja comercializar o novo ingrediente funcional no Brasil e em mercados internacionais, como Equador e Chile, com foco na nutrição de camarões e salmões.

Agência Estado| Leandro Silveira

Compartilhar
Artigo Relacionado
geada cana
Últimas Notícias

Geadas podem impactar significativamente canaviais, de acordo com StoneX

Levantamento da StoneX mostra como geadas e temperaturas abaixo de 5 °C...

Últimas Notícias

CRV Industrial recebe executivos da Wilmar International e reforça parcerias estratégicas

Visita de representantes da Nova Zelândia e do Brasil destaca integração global...

DestaqueÚltimas Notícias

Chuvas impactam colheita e moagem atinge 38,78 milhões de toneladas no início de junho

Na primeira quinzena de junho, as usinas da região Centro-Sul processaram 38,78...

Últimas Notícias

E30 eleva demanda por etanol em 1 bi L na safra, mas sem afetar preço, prevê Cerradinho

A CerradinhoBio estima um crescimento significativo na demanda por etanol a partir...