Home Últimas Notícias Geadas: Governo do Estado de São Paulo alerta
Últimas Notícias

Geadas: Governo do Estado de São Paulo alerta

geada
Compartilhar

Nos próximos dias, a temperatura deve baixar e as previsões apontam para ocorrência de geada no Estado de São Paulo. A formação de uma frente fria que se espalhará pelo Brasil, com os ventos frios da massa de ar polar, deve se intensificar com a presença de um ciclone extratropical estacionado sobre o Oceano, o que, possivelmente, levará à queda da temperatura média no estado, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).  Isso, somado à seca em que São Paulo se encontra, aos impactos ainda presentes do fenômeno La Niña e à atual umidade do ar, pode causar as geadas.

De acordo com o Instituto Agronômico (IAC-APTA), elas podem ocorrer da madrugada de 17 a 19 de maio para as diferentes regiões paulistas. Segundo a pesquisadora do IAC, Angelica Prela Pantano, as regiões ao sul do estado, na divisa com o Paraná; as próximas ao sul de Minas Gerais; e demais localidades, com altitude acima de 1.000 metros, são as mais sujeitas à formação de geadas.

Angelica informa que as temperaturas podem chegar a 3ºC nos municípios de Divinolândia, Caconde, São Sebastião da Grama, Espírito Santo do Pinhal, Cunha, Silveiras, Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal. “Os agricultores dessas regiões devem ficar atentos, principalmente para as culturas de café, hortaliças, cana-de-açúcar e milho”, afirma.

As localidades em que se precipitarem chuvas isoladas não devem ser atingidas pelas geadas, mesmo com temperaturas aptas para sua ocorrência, devido à alta umidade no solo.

Orientações aos produtores

As geadas costumam atingir o Estado durante o final de junho e o mês de julho, meses de entrada e intensificação do inverno. A ocorrência precoce deste fenômeno, com um mês de antecedência, sugere impactos mais intensos no setor agropecuário.

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, monitora constantemente as condições hidrometeorológicas paulistas, por meio da RedeDataClima. Em atenção ao fenômeno da geada, a CATI orienta produtores sobre as estratégias de preparação para a intempérie. Entre elas, destacam-se as que se seguem.

Proteção do ambiente e irrigação

  • recomenda-se deixar o terreno limpo, para evitar a fonte de ar frio;
  • em ambientes protegidos, realizar práticas adequadas, como irrigação, e observar se o tipo de cobertura impede a dissipação de calor interno;
  • utilizar-se da irrigação por aspersão, alagamento, regador, entre outras, com início após a comprovação da queda da temperatura até o nível letal para a cultura;
  • lançar mão de proteção física, cobrindo as mudas ou plantas com jornal, sacos de papel ou plásticos;
  • a queima de fogueiras em pontos estratégicos ao redor da produção, associada com a circulação de ar forçada para espalhar o calor, pode ser realizada, mas com cuidado. Pelo risco de incêndios, a abertura de aceiro para controle e evitar acumulo de ar frio deve ser feita, nesses casos. Jamais se deve efetuar queima de pneus – trata-se de crime ambiental e com efeitos danosos à localidade;
  • pulverizações prévias com calda preparada com açúcar ou melaço de cana, que também podem ser associadas com aminoácidos, auxiliam a recuperação rápida de plantas lesadas.

Culturas que precisam de menos água

  • para períodos de estiagem e geadas, o planejamento prévio de uso da terra, com a opção por culturas com menor necessidade de água, é boa opção de medida preventiva.

Poda antecipada das frutíferas

  • para as frutíferas, recomenda-se a antecipação da poda.

Alimento para o gado no inverno

  • com a perda da qualidade das pastagens durante o período, recomenda-se o planejamento das criações animais para suplementação alimentar.

A massa polar deve perder forças a partir da quinta-feira (19/5), mas há previsão de uma nova massa polar no final de semana, com perspectivas de baixas temperaturas.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...