Home Últimas Notícias Governo brasileiro apresenta Aliança Global para Biocombustíveis na Índia
Últimas Notícias

Governo brasileiro apresenta Aliança Global para Biocombustíveis na Índia

Compartilhar

O Governo Brasileiro apresentou neste sábado, 9, na Cúpula do G20, em Nova Delhi, na Índia, a iniciativa Aliança Global para Biocombustíveis (em inglês, Global Biofuels Alliance – GBA). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, ao lado de outros chefes de Estado, da cerimônia de lançamento.

O objetivo da Aliança Global para os Biocombustíveis é atrair mais países e tem como objetivo ampliar a cooperação técnica e tecnológica visando a expansão de biocombustíveis, a descarbonização do setor de transportes e a transição energética.

A iniciativa conta com a participação dos três principais produtores de biocombustíveis do mundo – Brasil, Estados Unidos e Índia. A aliança reúne 19 países e 12 organizações internacionais e seguirá aberta a novas adesões.

De acordo com o governo brasileiro em nota, o lançamento é resultado de ambicioso programa nacional indiano de biocombustíveis, que inclui desde a próxima adoção de 20% de mistura de etanol na gasolina à fabricação de automóveis flex, além do desenvolvimento e produção de biocombustíveis de segunda geração.

O governo ainda afirmou que, para o desenvolvimento dessa política, Brasil e Índia trabalharam juntos tanto no nível governamental como no nível acadêmico, tecnológico e empresarial.

A Agência Internacional de Energia defende que a produção global de biocombustíveis sustentáveis precisaria triplicar até 2030, a fim de que o mundo possa alcançar emissões líquidas zero até 2050.

Em nota, o governo brasileiro disse que os biocombustíveis líquidos forneceram mais de 4% do total de energia para os transportes em 2022. “O uso de biocombustíveis na aviação e na navegação, para reduzir as emissões dos respectivos setores, aumentará ainda mais o consumo mundial e a necessidade de ampliação do número de fornecedores”, diz nota do Planalto.

Na semana passada, em encontro com o presidente, o CEO da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia), Evandro Gussi, tratou sobre as oportunidades para o Brasil se posicionar como protagonista na transição energética global.  “Nenhum outro país conseguiu desenvolver um ecossistema para o etanol e outros biocombustíveis como nós”, disse Gussi.

Redação
Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Shell investirá R$ 3,5 bilhões na Raízen e espera aporte igual da Cosan, diz CEO no Brasil

Joint venture entre as duas empresas é uma das maiores produtoras de...

Últimas Notícias

Startup usa leveduras para turbinar biocombustíveis e recebe R$ 3 mi para escalar

Bioinfood obteve apoio da Finep para investir no desenvolvimento de leveduras; processo...

Últimas Notícias

BrasilAgro anuncia novo diretor comercial

Eduardo Marrey é engenheiro agrônomo formado pela Esalq/USP e atua na companhia...

Últimas Notícias

Usina Caeté recebe delegação do Governo do México e reforça destaque do Brasil na transição energética

A Usina Caeté, localizada em São Miguel dos Campos (AL), recebeu, no...