Home Últimas Notícias Governo da Bahia e Al Khaleej Sugar discutem investimentos em açúcar e bioenergia
Últimas Notícias

Governo da Bahia e Al Khaleej Sugar discutem investimentos em açúcar e bioenergia

Compartilhar

Na terça-feira, 19, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), reuniu-se com Jamal Al Ghurair, proprietário da Al Khaleej Sugar (AKS), maior refinaria de açúcar do mundo, para discutir novas oportunidades de negócios no setor sucroalcooleiro e de bioenergia na Bahia.

A empresa, com sede nos Emirados Árabes Unidos, busca expandir as operações no Brasil, aproveitando as condições favoráveis de infraestrutura, terra e água disponíveis no estado baiano. Durante o encontro, foi assinado um protocolo de intenções para formalizar a parceria e dar andamento ao projeto.

O encontro teve como foco a construção de uma fábrica de açúcar na Bahia, com o objetivo de produzir 14 milhões de toneladas de cana-de-açúcar para exportação de açúcar e bioenergia.

A AKS ainda destacou o interesse em utilizar a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) para a logística de escoamento da produção e ressaltou a disponibilidade de recursos naturais no estado, como as águas do Rio São Francisco, para a viabilidade do projeto.

A empresa também afirmou que planeja buscar investidores brasileiros para viabilizar o empreendimento, que envolverá a combinação de três pilares: agricultura, indústria e bioenergia. O governador Jerônimo Rodrigues se comprometeu a orientar a AKS para viabilizar a concretização do projeto, que tem o potencial de ampliar a exportação de produtos com alto valor agregado.

A Al Khaleej Sugar possui uma vasta experiência na produção e exportação da commodity, sendo um dos principais compradores de açúcar brasileiro. O projeto da empresa também dependerá de acordos com agricultores da região, que serão responsáveis por fornecer a cana-de-açúcar necessária para abastecer a futura indústria.

Além disso, a produção de etanol a partir da biomassa será uma das vertentes do empreendimento, ampliando as possibilidades de utilização dos recursos locais. A iniciativa prevê a geração de até 50 mil empregos, tanto diretos quanto indiretos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico da Bahia e a criação de novas oportunidades de trabalho para a população.

Com informações do Governo da Bahia / Tácio Santos
Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Brasil
Últimas Notícias

Guerra no Oriente Médio reforça importância dos biocombustíveis para a segurança energética do Brasil

Apesar das tensões envolvendo o Estreito de Ormuz, especialistas afirmam que abastecimento...

Últimas Notícias

Projeto Lobos de Iracema promove o monitoramento do lobo-guará em áreas da Usina Iracema e arredores

Realizado pela São Martinho, em parceria com a Prefeitura de Iracemápolis e...

Últimas Notícias

São Martinho é condenada por programa que prevê dispensa compulsória aos 65 anos

Colegiado condenou empresa a pagar R$ 800 mil por prática configurar etarismo...