Home Últimas Notícias Grupo de trabalho da ANP conclui estudos sobre regulamentação do biometano
Últimas Notícias

Grupo de trabalho da ANP conclui estudos sobre regulamentação do biometano

Compartilhar

Entre as atividades estiveram estudos, reuniões com agentes de mercado e interações com o Ministério de Minas e Energia

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou, por meio de nota, que foram concluídos, em 30 de maio, os trabalhos do grupo criado pela reguladora para estudar a regulamentação relativa ao biometano, no âmbito do Programa Nacional de Descarbonização do Produtor e Importador de Gás Natural e de Incentivo ao Biometano. O grupo de trabalho (GT) foi formado por cinco diferentes áreas técnicas da agência.

Como resultado dos trabalhos, foram incluídas duas ações sobre o biometano na agenda regulatória 2025-2026: individualização de metas de redução de emissões no setor de gás por meio da utilização do biometano, a partir dos critérios a serem trazidos em decreto, e formas de apuração do cumprimento de tais metas; e critérios para emissão e lastro de Certificado de Garantia de Origem de Biometano (CGOB).

De acordo com a ANP, entre as atividades do grupo de trabalho estiveram estudos, reuniões com diversos agentes de mercado envolvidos no tema e interações com o Ministério de Minas e Energia (MME).

O objetivo era viabilizar a regulamentação do biometano alinhada à política energética nacional e com celeridade. A agência enviou, também, contribuições técnicas à minuta de decreto regulamentador submetida a consulta e audiência públicas pelo MME em maio de 2025.

“Concluída a atuação do grupo de trabalho, a ANP passará agora a dar andamento às ações incluídas na agenda regulatória, que seguirão os ritos legais para possíveis publicações de futuras resoluções”, informa a agência, que segue: “O GT concluiu que, nesse caso, não é necessária a realização de análise de impacto regulatório (AIR), uma vez que o objetivo é disciplinar obrigações definidas em norma hierarquicamente superior – como previsto na regulamentação legal sobre AIR”.

O grupo de trabalho sobre biometano foi criado pela ANP após a publicação da Lei nº 14.993/2024 (Combustível do Futuro). Entre os objetivos gerais do GT estão: avaliar as competências para a agência trazidas no Programa Nacional de Descarbonização do Produtor e Importador de Gás Natural e de Incentivo ao Biometano, que determina mandato de redução de emissões no mercado de gás natural, pelo uso de biometano, a partir de 1º de janeiro de 2026; e iniciar estudos para o desenvolvimento da regulação em questão.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para defensivos agrícolas

Normas questionadas permitem redução de 60% do ICMS O Supremo Tribunal Federal...

Últimas Notícias

Carf veta uso de despesas administrativas como crédito tributário pela Raízen

O Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) decidiu impedir que a Raízen,...

Últimas NotíciasDestaque

Coruripe reduz moagem e etanol na safra 2025/26, mas eleva EBITDA ajustado

Até setembro, a Coruripe registrou queda de 27,8% no etanol, mas manteve...

Últimas Notícias

Entregas de fertilizantes crescem 11,7% em julho e acumulam alta de 10,7% em 2025

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 5,15 milhões de toneladas...