Home Últimas Notícias Grupo São Martinho está “animado” com sua próxima safra de cana, diz CFO
Últimas NotíciasUsinas

Grupo São Martinho está “animado” com sua próxima safra de cana, diz CFO

Carregando a maioria de seu etanol para a estocagem, a São Martinho acredita que a retomada da demanda pelo biocombustível aconteça entre o terceiro e quatro trimestre deste ano, no entanto, diante do cenário atual, decidiu postergar investimentos que estavam planejados.
Compartilhar

O grupo São Martinho, um dos maiores na produção de açúcar e etanol do Brasil, indicou nesta segunda-feira, 10, que está otimista com a sua próxima safra de cana-de-açúcar (2025/26), a partir de abril, posicionando-se para levar a operação a um número próximo da capacidade total de moagem.

Em teleconferência para comentar os últimos resultados trimestrais, o diretor financeiro e de relações com investidores da São Martinho, Felipe Vicchiato, disse que ainda não poderia divulgar uma meta de produção para 2025/26. Mas ele ponderou que o canavial da companhia vem sendo beneficiado pelo clima, assim como por ajustes da empresa nas operações.

“Felizmente, fizemos ajustes para estar com o canavial 100% pronto para a próxima safra, estamos animados”, declarou ele, acrescentando que as áreas agrícolas vêm recebendo boas chuvas, com precipitações à noite e sol de dia, algo “bastante favorável para o crescimento da cana”.

Ele preferiu não dar guidance, acrescentando que o grupo ainda está construindo o orçamento. “Devemos ter isso no começo de abril. Mas ocorre que a gente vai (partir) de uma base baixa de moagem e de produção de açúcar, principalmente por conta dos incêndios”, afirmou.

A companhia processou em 2024/25 aproximadamente 21,8 milhões de toneladas de cana-de-açúcar até 31 de dezembro, uma queda de 5,5% em relação ao mesmo período da safra 2023/24, devido, principalmente, à menor disponibilidade de cana própria (-8,1%) decorrente das queimadas que atingiram os canaviais.

A menor moagem também está relacionada à ocorrência de chuvas entre os meses de outubro e dezembro de 2024, o que resultou na redução dos dias disponíveis para operação no campo e ao “contingente” de cana bisada para safra 2025/26.

Segundo o executivo, após realizar investimentos, a companhia está com “o canavial bem em ordem para estar próxima da capacidade total de moagem”. Em relação ao Centro-Sul como um todo, Vicchiato disse que ainda há praticamente dois meses de chuvas antes do início da próxima safra e que é difícil indicar um número.

Positivo para etanol

A companhia está ainda vendo “novidades positivas” para uma maior demanda pelo etanol, após uma alta no ICMS da gasolina, que aumentou a competitividade do biocombustível usado pelos carros flex, disse o executivo. Com om maior preço da gasolina, o executivo apontou que o trimestre atual tem um “cenário bem construtivo para o etanol de cana”.

Ele afirmou ainda que as perspectivas de implantação da monofasia do PIS/Cofins para o etanol, além de um aumento da mistura de 27% para 30% de anidro na gasolina este ano, dependendo da conclusão de testes, apontam para um cenário positivo para o biocombustível.

Vicchiato ressaltou também que a esperada mistura maior deverá gerar uma demanda adicional de até 1,5 bilhão de litros ao ano, que será atendida por um crescimento esperado na produção de etanol de milho.

O Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL) apontou nesta segunda-feira o preço médio da gasolina no país em R$6,47 por litro no início de fevereiro, 2,59% acima do verificado em igual período de janeiro e 9,83% superior na comparação interanual.

Com a recuperação esperada na safra de cana do Centro-Sul em 2025/26 e o açúcar ainda pagando um prêmio frente ao etanol, o executivo concordou com analistas de que a próxima safra será mais “açucareira”, ou seja, que as usinas ampliarão o percentual de cana para a fabricação do adoçante.

Com informações da Reuters 

 

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
India
Últimas Notícias

Usinas de açúcar da Índia devem ficar aquém da meta de exportação de 1,5 mi t

As usinas de açúcar da Índia não devem exportar toda a sua...

Temos VagasÚltimas Notícias

Colombo Agroindústria abre 700 vagas nas áreas agrícola e automotiva no interior paulista

Oportunidades abrangem funções operacionais e de liderança nas unidades de Ariranha, Palestina...

Últimas Notícias

Pelo sexto ano consecutivo, Uisa integra o ranking 100+ inovadoras no uso de TI

Iniciativas em automação, inteligência artificial e gestão de processos sustentam os últimos...

Últimas Notícias

Frentes Parlamentares e entidades dos setores energético lançaram a Coalizão pelos Biocombustíveis

Foi lançada nesta quarta-feira (04/02), na Câmara dos Deputados, em Brasília, a...