Home Últimas Notícias ICMS do Etanol: setor sucroenergético leva demandas para Governadora de Pernambuco
Últimas Notícias

ICMS do Etanol: setor sucroenergético leva demandas para Governadora de Pernambuco

Compartilhar

Entidades do agronegócio pernambucano se reuniram com a governadora do Estado, Raquel Lira, na última sexta-feira, 19, para apresentar as demandas do segmento. O setor sucroenergético, representado pela Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP) e pelo  Sindalcool-PE (Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool de Pernambuco), mostrou como o segmento é importante para a arrecadação de ICMS.

“Mostramos à governadora que o Estado perde em ICMS se deixar de estimular a produção sucroenergética”, disse Lima. Na última safra, somente com as usinas-cooperativas produtoras de etanol em PE, foi gerado R$ 1,7 milhão desse imposto ante os R$ 36 milhões anterior quando havia crédito presumido do ICMS. O Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool, representado pelo presidente Renato Cunha, defendeu a continuidade dessa política para todas as usinas no Estado, com base no que ocorria anteriormente.

Lima ainda destacou que o déficit na geração de ICMS resultou principalmente em função da mudança na política sobre a taxação dos combustíveis, onde alterou a base de cálculo também do etanol, modificando de 25% para 15,52%. O presidente da Coaf aproveitou para convidar a governadora para conhecer uma das três usinas-cooperativas (Coaf em Timbaúba, CoafSul em Ribeirão, e Agrocan em Joaquim Nabuco), uma vez que estas unidades industriais bateram recordes de produção nesta safra.

Entretanto, assim como todas usinas do Brasil, a Coaf também sentiu o impacto sobre o faturamento diante das medidas federais nos impostos do PIS/Cofins e sobre o ICMS estadual, das quais todo o setor sucroenergético e os governadores dos estados aguardam uma mudança da União a partir de julho. Lima aproveitou e presenteou Raquel com a cachaça Coaf, produzida e distribuída gratuitamente.

Na reunião estiveram presentes também os deputados estaduais Antônio Moraes, France Hacker, Nino de Enoque e Henrique Queiroz Filho.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...