No mês de abril, primeiro da safra 2023/24, registrou um aumento de 18,5% na produtividade dos canaviais. O TCH médio subiu para 83,7 toneladas por hectare na região. as informações foram divulgadas no Boletim de Olho na Safra, do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), ontem, 22.
A moagem de cana no Centro-sul avançou no acumulado de abril 18,8%, para 34,8 milhões de toneladas, segundo dados da associação das usinas (Unica) divulgados em 11 de maio. De acordo com o CTC, a alta na produtividade se deu devido ao elevado volume de chuvas registrado ao longo da safra anterior favoreceu o desenvolvimento do canavial que agora está sendo colhido, que é mais jovem.
“Regionalmente, as produtividades médias registradas foram muito superiores às da safra passada, com exceção do Estado de Goiás, que registra uma produtividade similar. Goiás foi o Estado que menos sofreu com a seca registrada em 2021, mantendo a produtividade”, afirmou o CTC em nota.
Os dados do CTC ainda mostraram que os estados com maior TCH foram Paraná, que teve uma alta de quase 60%, a região de Araçatuba, no interior de São Paulo, teve uma recuperação de 33,6%, e Mato Grosso do Sul, que teve alta de 29%) na produtividade.
A qualidade de matéria-prima, ATR, foi praticamente igual à registrada em abril de 2022, com ligeiro ganho de 0,9%, com perdas mais evidentes em Goiás e na região de Piracicaba, SP.