Home Mercado Incêndios em SP devem afetar preços do açúcar e do etanol, diz CEO da Orplana
MercadoÚltimas Notícias

Incêndios em SP devem afetar preços do açúcar e do etanol, diz CEO da Orplana

Compartilhar

O CEO da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), José Guilherme Nogueira, disse que os incêndios em propriedades rurais do estado de São Paulo devem trazer efeitos diretos sobre os preços de açúcar e etanol. Em nota, ele explicou que os incidentes afetaram tanto a cana-de-açúcar em produção quanto a cana em pé e em processo de brotação, com a queima da palhada.

“Percebemos uma redução na produtividade na ordem de 50%, até por essa perda de biomassa que acabou sendo incendiada. Com isso, já temos impactos diretos nos preços do etanol e do açúcar e no canavial do próximo ciclo”, afirmou Nogueira.

A organização também garante colaborar com o gabinete de crise do governo do estado de São Paulo para prevenir novos incêndios, especialmente diante da previsão de condições climáticas adversas nos próximos dias, com tempo seco e quente. Embora uma frente fria tenha trazido cerca de 15 milímetros de chuva ao interior paulista no domingo, a preocupação com a possibilidade de novas queimadas permanece alta.

Assim, a Orplana não afastou a possibilidade de que novos incêndios ocorram. “O tempo deve continuar seco e quente nos próximos dias, o que nos traz muita preocupação para que não ocorram mais incêndios. Porém, temos ciência de que as queimadas podem voltar a acontecer e os números e prejuízos podem aumentar”, disse o CEO.

De acordo com a Orplana, entre sexta-feira e sábado, mais de 2,1 mil focos de incêndio foram registrados, com a destruição de aproximadamente 59 mil hectares de plantações de cana-de-açúcar e áreas de rebrota. Isso provocou prejuízo estimado em R$ 350 milhões.

Com informações da Agência Estado

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Produzimos mais em menos área se preservarmos o meio ambiente, afirma Lula

Na cerimônia de lançamento do Plano Safra 2025/26, nesta terça-feira, 1º, o...

credito
Últimas Notícias

Plano Safra 2025/26 terá R$ 516,2 bilhões em recursos para agricultura empresarial

O Plano Safra 2025/26 vai oferecer na temporada que começou nesta terça-feira,...

açúcar
Últimas Notícias

Demanda fraca e oferta ampla afundam preços do açúcar

Os preços do açúcar na terça-feira foram vendidos acentuadamente, com o açúcar...

AgrícolaDestaqueÚltimas Notícias

Tecnologia sem emendas de pneus melhora desempenho do transporte de cana-de-açúcar

Testes em usinas canavieiras demonstraram que pneus com tecnologia da Dunlop tem...